Home Nordeste Acontece Susana Azevedo tomou posse como conselheira do Tribunal de Contas do Estado

Susana Azevedo tomou posse como conselheira do Tribunal de Contas do Estado

122
0

A ex-deputada estadual Susana Azevedo (PSC) tomou posse no cargo de conselheira do Tribunal de Contas de Sergipe no final da manhã de terça-feira (25). O decreto foi assinado pelo governador Jackson Barreto na sexta-feira (21) e a nomeação publicada ontem no Diário Oficial do Estado, cumprindo a decisão mais recente do Supremo Tribunal Federal (STF) e derrubando a liminar do Tribunal de Justiça de Sergipe que impedia a nomeação.

Em sessão especial conduzida pelo presidente do TCE, Carlos Pinna de Assis, na sala do pleno da Corte de Contas, Susana Azevedo recebeu do pai, Tertuliano Azevedo, que foi conselheiro do Tribunal de Contas nas décadas de 80 e 90, o colar do mérito Gumercindo Bessa. Ela vai ocupar a vaga da conselheira Maria Isabel Nabuco D’Ávila, que se aposentou em fevereiro de 2012 por completar 70 anos de idade, deixando a vaga em aberto.

A solenidade teve a presença de várias autoridades do Estado, como o governador Jackson Barreto, a presidente da Assembleia Legislativa, Angélica Guimarães, o vice-prefeito José Carlos Machado, representando o prefeito João Alves Filho, a Secretária Municipal de Governo Marlene Alves Calumby, os secretários de Estado José Sobral, da Casa Civil; João Augusto Gama, do Planejamento, Orçamento e Gestão, o deputado Adelson Barreto, o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Vinicius Porto, entre outros.

“É um momento histórico para a vida pública da ex-deputada. Ela tem uma história política muito bonita e com certeza é um momento especial. O pai dela já passou por aqui, quis o destino e o povo de Sergipe que ela também passasse por aqui. Desejo a ela uma boa missão, que possa contribuir com o nosso Estado e com o nosso país”, disse o senador Eduardo Amorim.

A conselheira aposentada Maria Isabel Nabuco disse estar feliz pela escolha. “Ela é uma mulher de valor, uma grande amiga. Desde 1996 dequando fui para a Secretaria da Administração, ela teve uma propositura da medalha do mérito parlamentar e eu fiquei muito feliz. Fui a primeira mulher a ocupar esta Corte de Contas e minha substituição por outra mulher é maravilhoso”, disse.

O cargo é para o biênio 2014/15, onde a conselheira estará à frente da 1ª Área de Controle e Inspeção, responsável por unidades gestoras como as prefeituras de Capela, Divina Pastora, Laranjeiras, Porto da Folha, Riachuelo e Feira Nova, entre outras. Irá compor também a Segunda Câmara, presidida pelo conselheiro Ulices Andrade e também integrada pelo conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza.  “Estou emocionada, um turbilhão de ansiedade, alegria e agradecimento. Vou aplicar a justiça com verdade. Tive sete mandatos parlamentar ininterruptos, soube passar obstáculos e tabus contra a mulher, encerro a caminhada parlamentar com a sensação de dever cumprido”, disse a nova conselheira, destacando que a dedicação do pai no exercício público foi a motivação para que ela entrasse na política.

A Conselheira

Filha do conselheiro aposentado do TCE/SE, Tertuliano Azevedo, a deputada Susana Maria Fontes Azevedo é bacharela e pós-graduada em Direito pela Universidade Tiradentes. Na vida pública exerceu dois mandatos consecutivos de vereadora no município de Aracaju e cinco consecutivos de deputada estadual, num total de sete mandatos legislativos.

Foi ainda secretária-Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, na gestão de Antônio Carlos Valadares (1989 a 1991) e secretária de Governo da Prefeitura de Aracaju, no governo do Prefeito João Augusto Gama (1998 a 1999).

AnteriorBALNEÁRIO CAMBORIÚ TEM MELHOR ÍNDICE DE MUNICÍPIO SUSTENTÁVEL DE SANTA CATARINA
PróximoMangal das Garças será apresentado para o público de São Paulo