Home Diversidade BALNEÁRIO CAMBORIÚ TEM MELHOR ÍNDICE DE MUNICÍPIO SUSTENTÁVEL DE SANTA CATARINA

BALNEÁRIO CAMBORIÚ TEM MELHOR ÍNDICE DE MUNICÍPIO SUSTENTÁVEL DE SANTA CATARINA

113
0

Ontem (12), o prefeito em exercício, Claudio Fernando Dalvesco, representou Balneário Camboriú na solenidade de premiação da Edição do Prêmio Município Sustentável 2014, que aconteceu no auditório do Centro de Convenções Centro Sul em Florianópolis.

Além de Dalvesco, representando o município, estiveram presentes o secretário de Planejamento Urbano, Auri Pavoni, e a secretária de Meio Ambiente, Osnilda Nena Amorim. Balneário Camboriú possui o melhor Índice de Desenvolvimento Municipal do Estado e conquistou o prêmio de 1° lugar no Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS) 2014.

Esse é o 17° Prêmio que Balneário Camboriú recebe e soma-se aos outros 16 já recebidos no período de 2011 a 2013.

Entre eles, o 1° Lugar em Qualidade Urbana do País, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2012.

Em 2011 o município recebeu o prêmio de Maior Renda Familiar de Santa Catarina. A cidade também aparece como 1ª Colocada em Gestão Fiscal do Estado pela Firjan no ano de 2013.

O Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS) é uma ferramenta que avalia o desenvolvimento municipal sustentável levando em consideração uma série de indicadores relevantes para avaliar o grau de desenvolvimento de um município. São compreendidos no índice como desenvolvimento sustentável, as áreas Social, Cultural, Ambiental, Econômica e Político-Institucional.

Entre as melhorias implantadas em Balneário Camboriú que proporcionaram ao município esta conquista, está o investimento em Segurança Pública, com a implantação da Guarda Municipal e com o sistema de monitoramento, com a instalação 400 câmeras de vigilância. Além disso, foram abertas avenidas, com o objetivo de melhorar o fluxo do trânsito e implantadas travessias elevadas, melhorando a mobilidade urbana e servindo de exemplo para o país.

Os investimentos em saneamento resultaram em 98% do esgoto tratado, que em breve deve atingir 100%. Além do fato de, através de desvio fluvial subterrâneo, terem sido fechados 43 extravasores que desembocavam na Praia Central, o que resultou na melhoria da balneabilidade, tornando a praia própria para banho.

Balneário Camboriú também ficou com o 1° lugar como Microrregião da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e obteve o 1° lugar no Índice de Desenvolvimento Ambiental. O município apresentou IDMS 0,824. O índice possui variável de 0 a 1 e quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o município.

A premiação ocorreu no XII Congresso Catarinense de Municípios, promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), e contou com a participação de 21 Associações de cidades. Participaram da premiação 293 municípios do Estado.

O prefeito Dalvesco conta que desde 2009 a administração assumiu a missão de humanizar a cidade: “A preocupação em desenvolver o município fez com que investíssemos de forma responsável em sustentabilidade”, salienta. Dalvesco, considera que devem ser feitas outras melhorias para que o índice possa evoluir ainda mais e que a administração trabalhará em busca disso. “Caminhamos em busca de uma cidade cada vez melhor e sustentável e esses índices que nos colocam em primeiro lugar são um grande incentivo”, declara.

Rui Rogero Bosshard

AnteriorLINHA PRESENCE – ESPUMANTES PETERLONGO
PróximoSusana Azevedo tomou posse como conselheira do Tribunal de Contas do Estado