Home Teen by Teen Por que sentimos mais fome no inverno?

Por que sentimos mais fome no inverno?

134
0

Você já reparou que a chegada do frio no inverno é quase sempre acompanhada por um aumento do nosso apetite? É comum sentirmos que a fome cresce nessa época do ano e diminui no verão. Além disso, com o frio, parece que temos vontade de comer alimentos mais calóricos e gordurosos, não é mesmo? Quem trocaria, no inverno, um fondue de carne, queijo ou chocolate por uma saladinha com arroz integral e um grelhado? Realmente é uma troca difícil.

Essas sensações podem, em parte, ser explicadas pela ciência. No inverno nosso corpo gasta mais energia para manter a temperatura estável e, para compensar essa perda energética, precisamos consumir mais calorias. Porém, se não tomarmos cuidado, corremos o risco de exagerar e, como consequência, terminar o inverno com alguns quilinhos extras e os exames de colesterol alterados.

Isso foi o que mostrou um estudo realizado em Campinas (SP), que acompanhou 227 mil indivíduos, entre 2008 e 2010. Os pesquisadores verificaram que os níveis de colesterol “ruim” (LDL) aumentavam significativamente no inverno e diminuíam no verão. Entre as possíveis explicações para esse fato estão que, no inverno, ocorre:

1. A mudança dos hábitos alimentares, com um aumento do consumo de alimentos gordurosos que podem elevar o colesterol “ruim”;

2. A diminuição da prática de atividade física, já que no frio as pessoas tendem a se exercitar menos;

3. A diminuição da exposição ao sol, que diminui os níveis de Vitamina D, podendo afetar indiretamente os níveis de colesterol.

Todos esses comportamentos acabam se enquadrando como fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes.

Para evitar esses problemas relacionados à chegada do inverno devemos tomar alguns cuidados especiais. Várias estratégias podem ser utilizadas para se sair bem na estação mais fria do ano.

Confira 5 dicas práticas da nutricionista Michelle Douek que irão te ajudar:

– Se está difícil comer aquela salada fria, que é tão apetitosa no verão, experimente preparar sopas com legumes e verduras cozidos, evitando, é claro, a adição de ingredientes gordurosos como creme de leite.

Sugestão de receita: http://www.sanavita.com.br/#e-sopa-e-light-nao-se-engane_c2052_.aspx

– Com a fruta o raciocínio é parecido. Se a forma crua não está agradando, uma boa alternativa é cozinhá-las no micro-ondas ou no vapor, e consumi-las quentinhas.

– Quando optar por uma bebida apenas para se esquentar, prefira chás ao invés de chocolate quente.

Sugestão:

• Chá Verde (Sanavita)

O chá verde é obtido a partir de brotos e folhas selecionados da Camellia sinensis e é enriquecido com a vitamina C, Selênio e Zinco que são potentes antioxidantes.

• Chá Branco (Sanavita)

O chá branco é obtido a partir de brotos selecionados da Camellia sinensis e é enriquecido com a vitamina C, Selênio e Zinco que atuam como potentes antioxidantes.

• Chá Vermelho (Sanavita)

Apresenta propriedades intensificadas pela colheita diferenciada da Camellia sinensis e pelo processo único de envelhecimento. Enriquecido com vitamina C, selênio e zinco que são potentes antioxidantes.

• Chá de Hibiscus (Sanavita)

Rico em antioxidantes, o chá apresenta propriedades potencializadas devido a combinação do Hibiscus sabdariffa que é fonte de antocianinas com a Camellia sinensis que fornece excelente concentração de polifenóis.

– Para acompanhar o lanche, uma boa opção é aproveitar as bebidas à base de colágeno. Por serem ricas em proteínas, elas prolongam a sensação de saciedade, podendo contribuir para o controle do peso. Essa opção ficou ainda melhor, com o lançamento de versões mais cremosas desenvolvidas para serem consumidas quentes.

Sugestão:

Colágeno sabor Cappuccino (Sanavita): A bebida combina as concentrações ideais de colágeno hidrolisado com os sabores marcantes do cacau e café, proporcionando imediata sensação de prazer, além de auxiliar nos cuidados com a pele, cabelos e unhas.

– Não deixe o inverno atrapalhar a sua prática de atividades físicas. Elas são ótimas para o controle do peso, para a saúde em geral e, ainda, ajudam a esquentar o corpo nessa época mais fria.

Estes e outros produtos da Sanavita podem ser adquiridos na loja virtual da empresa www.sanavita.com.br, em pontos de venda em todo o Brasil ou ainda pelo fone 0800- 0554414.

AnteriorRoberto Lacerda realiza nova visita ao Brasil.
PróximoNutricionista de Bento XVI restringe laticínios da dieta saudável de seus pacientes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here