Home Crônicas Xodózinho do posto

Xodózinho do posto

4827
1

O nome é a nossa identificação na sociedade, é através dele que as pessoas nos identificam. Aquele que chamamos de nome, juridicamente é o prenome, que pode ser simples ou composto, como Maria ou Maria José, Antonio ou Antonio Carlos. O nome propriamente dito é o que indica a nossa origem ou o relacionamento conjugal, como Silva, Pereira da Silva ou ainda Santos Pereira da Silva e ai vai.

Apelido ou alcunha é aquela denominação que a pessoa é identificada, que pode ser extraída do nome ou por outro motivo qualquer, como a região de origem, etc. Encontramos “Ceará”, “Corinthiano”, “Benê”, “Zoinho”, “Baixinho” etc.

Nesta época em que vivemos, época pré-eleitoral, encontramos nos vidros dos carros a propaganda dos pré-candidatos, que como ainda não podem pedir votos e indicar qual cargo pretendem, apenas expõem seus nomes, das mais variadas formas.

No dia a dia prestem atenção nos carros e vejam o que vão encontrar, “nomes” dos mais engraçados, e tenho minhas dúvidas se realmente identificam aqueles que pretendem obter o voto.

Tenho prestado atenção e já encontrei:

“ Zé da Dirce”;

“ Tonho do mercadinho”;

“ Zé da gráfica”;

“ Paulinho do posto”;

“ Maria do posto de saúde”;

“ Pedrinho pedreiro”;

“ Marcinha do floricultura”;

“ Janjão”;

“ Cróris”;

“ Marcão 2012”;

“ Dr. Reinardo”;

“ Caio dentista”;

“ Shijero do mercado”;

“ Fabio Fabiano”;

“ Pedrão vem aí”

“ Valeria perereca”

“ João Caraguá”

“ Dito Ventura”;

“Jorginho da farmácia, o

“Xodózinho do posto” e muito mais.

Como disse acima comecem a observar e vão ler alguns nomes bem interessantes, bem diferentes, que tenho minhas dúvidas se realmente identificam quem é a pessoa.

Agora, imaginem alguns eleitos com tais “nomes”.

O Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal Xodózinho do posto, ou a nobre vereadora Valéria Perereca.

O nome é um direito fundamental da pessoa. Todos nós temos o direito de ser identificado na sociedade em que vivemos, mas alguns deixam o nome à margem e passam a ser identificados das maneiras acima. É a escolha de cada um.

É isso aí.

AnteriorJANAÍNA JACOBINA – ANIVERSÁRIO DE SOLIDARIEDADE
PróximoRETICÊNCIAS… Nilza Barude

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here