Home Reflexão Ambiental A convite do Dep. Est. João Caramez, alunos da grande SP viajam...

A convite do Dep. Est. João Caramez, alunos da grande SP viajam sobre o rio Tietê

149
0

A alegria e a admiração estavam refletidas no rosto dos 80 alunos da rede pública de ensino que participaram sexta-feira, dia 21/10, de uma viagem a bordo da embarcação San Raphael, sobre o rio Tietê, na cidade de Barra Bonita, a 300 km de São Paulo. A convite do deputado estadual João Caramez, coordenador da Frente Parlamentar das Hidrovias (FPH), os estudantes conheceram a parte navegável do rio e constataram a diferença em relação ao trecho da capital paulista.

Parte integrante das atividades da Jornada Comemorativa à Semana do rio Tietê, promovida pela FPH, no mês de setembro, na Assembleia Legislativa de São Paulo, a viagem representou uma experiência inesquecível para os alunos de escolas estaduais dos municípios de Itapevi, Jandira, Barueri e Pirapora do Bom Jesus.

“Quem conhece, apenas, o rio Tietê “sufocado” pelo crescimento desordenado da região metropolitana de São Paulo, não imagina a vida que carrega e que proporciona a grande parte do território paulista, onde suas águas servem à irrigação de terras para a agricultura, à geração de energia, ao transporte de cargas, à pesca, ao lazer e ao turismo. É esse Tietê que queremos resgatar em sua totalidade”, explicou Caramez que é autor da lei 11.273/2002 que instituiu a Semana de Preservação do Rio Tietê, celebrada todo ano na semana do dia 22 de setembro.

“É preciso fortalecer a consciência ambiental e estreitar os laços da população com o rio. Vamos aprender sobre e com o rio Tietê, refletir sobre a sua história, redescobrir a sua importância, a sua beleza e as suas potencialidades, conhecer os seus problemas e encontrar formas de colaborar para a sua efetiva e definitiva recuperação”, disse o deputado que na companhia do prefeito de Barra Bonita, José Carlos Teixeira, e do comandante Hélio Palmesan, mostrou aos estudantes a importância do rio.

Um dos momentos mais emocionantes da viagem que durou quatro horas foi quando os adolescentes tiveram a oportunidade de passar pela Eclusa, que é um tipo de elevador fluvial, fazendo os barcos subirem um desnível de cerca de 25 metros, ao lado da barragem. A emoção tomou conta dos estudantes que ficaram impressionados com a beleza e potencialidade do rio.

“Parabenizo o deputado por sua luta em prol do rio Tietê. João é um grande parceiro que trouxe a nossa cidade estes jovens que são sementes boas plantadas em terrenos bons”, disse o prefeito Teixeira agradecendo a Caramez pelo esforço em prol da preservação do rio.

Durante a viagem, os estudantes também apresentaram os trabalhos vencedores do concurso na qual destacaram a necessidade da preservação do rio, por meio de manifestação teatral, paródia, musical, poesias e maquetes. A recuperação do Tietê na região metropolitana e o combate à poluição da água foram os temas abordados pelos estudantes, que agradeceram a Caramez pela lição adquirida ao longo da Jornada Comemorativa à Semana do rio Tietê.

“Aprendemos que o rio ainda tem jeito, que podemos contribuir para sua recuperação. Agradeço muito essa grande aprendizagem”, disse o estudante Alef Barboza de Souza.

Os educadores também comemoram os bons resultados da experiência. “Essa é uma lição para toda vida. Nossos alunos nunca irão esquecer. Parabéns pelo importante trabalho”, salientou a professora Camila Ribeiro.

O gerente do Departamento Hidroviário, Miguel Ribeiro, e a professora coordenadora da Delegacia de Ensino de Itapevi, Tereza Loriato, também participaram da viagem e parabenizaram o deputado Caramez pelas ações em prol da preservação do rio e, em especial, pelo sucesso da Jornada Comemorativa à Semana do Rio Tietê que, em setembro, levou 900 alunos da rede estadual para visitar a Exposição Tietê nas Escolas, do Departamento Hidroviário, na Alesp.

Texto: Assessoria de Imprensa

Crédito/fotos: A. C. Paraíba

AnteriorCHRYS ALIKAH e os benefícios da Dança do Ventre
PróximoCOMO FAZER SUA EMPRESA DAR UM SALTO COMERCIAL

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here