Home MP Recomenda Brotas Gourmet acontece em Agosto 2ª edição do Festival ocorre entre os...

Brotas Gourmet acontece em Agosto 2ª edição do Festival ocorre entre os dias 15 e 17

208
0

Mais um Agosto especial em Brotas. O Brotas Gourmet evento idealizado pela Abrotur e realizado em parceira com a Prefeitura Municipal de Brotas terá muitas novidades.

Devido ao sucesso do último ano, o festival de 2013 terá duração de 3 dias – um a mais que na primeira edição- e contará com 13 restaurantes, música de excelente qualidade, uma tenda especial de sobremesa e outra para o cafezinho da roça.

Em um ambiente agradável e descontraído, em frente ao Parque dos Saltos, uns dos cartões postais de Brotas, serão oferecidos aos visitantes versões gourmets da culinária tradicional Brotense para serem degustadas muito bem acompanhadas de boa música.

Para o evento foi convidado o Chef Tiago Brugnerotto, do SENAC Águas de São Pedro. O especialista irá acompanhar o desenvolvimento dos pratos junto aos restaurantes e, com isso, garantir a diversidade da oferta e harmonização das produções gastronômicas.

Também sob a coordenação de Brugnerotto estará a “Sobremesa do Chef”, à venda na tenda da Abrotur.

Sob o conceito “Uma Aventura de Sabores” serão apresentadas opções variadas de pratos que vão de entradas, carnes, peixe, massas, caldo, opção vegetariana e lanche até pratos típicos da gastronomia brasileira, italiana, francesa e japonesa.

No âmbito da música e abrindo o evento na quinta-feira, 15, show do cantor Renato Teixeira, grande ícone da música raiz do nosso país. Na sexta-feira, sobe ao palco a banda Aglomerado, que conta com integrantes locais e reforça as tradições musicais de Brotas. Encerrando o evento no sábado, mais um espetáculo musical com a apresentação da Orquestra Torrinhense de Viola Caipira.

Apesar das novidades, a intenção do festival se mantém.

Fortalecer a imagem de Brotas como destino turístico que oferece inúmeras possibilidades de entretenimento e lazer, valorizar suas tradições culturais e divulgar a excelente infraestrutura dos restaurantes locais são as metas dos organizadores. “A ideia é realizar esse evento sempre no 3º fim de semana de Agosto e que dessa maneira, se integre ao calendário permanente de eventos e apresente aos nossos turistas mais um motivo para visitar Brotas e conhecer as inúmeras opções de entretenimento, que vão além da aventura”, diz Fernando Turce, presidente da Abrotur.

A partir de Julho estarão disponíveis nas agências, hospedagens, lojas e restaurantes associados da Abrotur os “Tickets e Passaportes Brotas Gourmet” que dão direito à degustação dos pratos na feira gastronômica.

O valor do “Ticket” para o prato individual é R$10,00 e por R$45,00 é adquirido o “Passaporte”, com 4 pratos e 1 sobremesa, além da caneca oficial desta edição do festival.

As atrações musicais se apresentam todas as noites às 21h, e o acesso será livre, mesmo aos que não adquirirem tickets e passaportes para a feira gastronômica.

O evento conta com a parceria do SENAC e SENAR.

Serviço:

Data: 15, 16 e 17 de Agosto

Horário: 19h às 23h

Local: Centro Comunitário

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 10 (em frente ao Parque dos Saltos)

Informações: (14) 3653.8667 ou pelo site www.brotasgourmet.com.br


Moqueca de Palmito com Chips de Banana
Prato do Brotas Zen Bistrô


Ingredientes

250 g de palmito em rodelas

50 g de pimentão vermelho, cortado em tirinhas

20 g de cebola fatiada

Alho picado a gosto

10 ml de azeite extra virgem

200 g de molho sugo caseiro

200 g de tomate sem pele e sem sementes, cortado em cubinhos

250 ml de leite de coco

Pimenta vermelha, sem sementes, em rodelas. A gosto.

Modo de preparo

Em uma panela de fundo grosso, coloque o azeite, refogue a cebola até ficar transparente e depois acrescente o alho e refogue até dourar.

Acrescente o molho sugo caseiro e o pimentão e deixe refogar por alguns minutos.

Adicione o tomate e a pimenta e refogue até que os legumes (tomate, pimentão, pimenta) estejam ligeiramente murchos. Incorpore o palmito e o leite de coco. Misture tudo e corrija o sal.

Deixe refogar até que fique bem encorpado, mas cuidando para que o palmito mantenha uma textura firme, “ao dente”.

Montagem

Em um prato de bom tamanho, desenforme uma porção de arroz recém-pronto (usando um ramequin ou um potinho de cereais) e ao lado, coloque uma boa porção de moqueca. Decore o prato com chips de banana, salsinha fresca e bom apetite!

Dica do chef: Prefira sempre usar molho sugo caseiro (*). Dá mais trabalho do que abrir uma lata, mas o sabor compensa, e muito!

Para facilitar, prepare uma boa quantidade de molho e mantenha porcionado no freezer. Sabendo descongelar, seu molho manterá suas qualidades nutricionais e sabor inigualável.

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 1h20 hora

Grau de dificuldade: Médio

Criação: Fernando Turce, gourmand e sócio-proprietário da pousada Frangipani, em Brotas.

(*) Molho Sugo Caseiro

Em uma panela de fundo grosso, coloque os tomates inteiros, já lavados, e leve-os para cozinhar em fogo médio. De vez em quando, mexa com uma colher de pau. Quando eles estiverem bem moles, desligue o fogo. Retire a pele e as sementes, passando-os por um passador de legumes (aparelho de inox com uma pá circular). Caso não tenha um, pode usar uma peneira grossa e uma colher. Depois, volte o molho ao fogo para encorpar. Quando estiver bem grosso, retire do fogo e reserve.

Separe em pequenas porções, congele e quando precisar retire do freezer e deixe descongelar lentamente, na geladeira.

Aí é só temperar e terá seu molho artesanal, com sabor caseiro.


Brownie Brotas Gourmet
Sobremesa da Abrotur

Ingredientes

6 ovos

500 g de açúcar

375 g de manteiga sem sal, derretida

375 g de cacau em pó 50% (tipo dois frades)

Modo de preparo

Bata os ovos com o açúcar numa batedeira por 10 minutos até montar. Reserve. Derreta a manteiga e transfira para um recipiente grande. Acrescente o cacau em pó e mexa até que o cacau incorpore bem na manteiga ainda quente. Junte os ovos batidos com açúcar na mistura de chocolate, mexendo com um batedor de arame bem devagar, até incorporar a mistura.

Unte uma forma com manteiga e forre com papel alumínio. Passe manteiga sobre o papel alumínio e despeje a massa (colocar no máximo 3 cm de altura de massa na assadeira). Asse o brownie em forno pré-aquecido, a 180° por 20 minutos. Quando é retirado do forno ele parece mole, mas depois de frio, adquire a consistência necessária. Leve no freezer para ficar bem gelado. Quando gelado, vire a forma sobre a mesa e aqueça o fundo se necessário. Retire a forma, depois o papel alumínio e corte em pedaços.

Montagem

Em um prato fundo, coloque um pedaço de brownie, polvilhe com cacau em pó e sirva com 2 bolas de sorvete de vanila.

Dica do chef: Para uma data especial, substitua o cacau por calda de caramelo gourmet que é feita derretendo 500 g de açúcar até a coloração desejada e acrescentando cuidadosamente 500 g de creme de leite fresco, mexendo até ponto de calda. Sirva bem quente, cobrindo parcialmente o brownie e uma das bolas de sorvete.

Rendimento: 12 porções

Tempo de preparo: 1h00 hora

Grau de dificuldade: Médio

Criação: Tiago Brugnerotto, chef e docente do Senac Águas de São Pedro, consultor do 2º Brotas Gourmet

AnteriorNutricionista de Bento XVI restringe laticínios da dieta saudável de seus pacientes
PróximoTurismo lança projeto nacional em Ribeirão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here