Home Diversidade 1º Fórum Entidades Auto-Sustentáveis reuniu em SP gestores de entidades de classe...

1º Fórum Entidades Auto-Sustentáveis reuniu em SP gestores de entidades de classe de todo o Brasil

259
0

Pela primeira vez, o País debateu o presente e o futuro
desses entes jurídicos, em busca da aplicação de boas
práticas administrativas e de um modelo mais efetivo de gestão

Com aproximadamente 1.600 entidades de classe cadastradas no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Brasil é um dos países que saem na frente no debate acerca da importância desses entes jurídicos para o desenvolvimento do País, em especial sobre a maneira como devem ser administradas.

Por conta dessa nova visão e com o objetivo de oferecer a essas entidades ferramentas capazes de identificar as necessidades de seus associados, a fim de promover mudanças significativas para a melhor gestão, a Press & Mídia, agência de comunicação integrada sediada em São Paulo, promoveu a partir das 8 horas do dia 26 de outubro, na capital paulista, o 1º Fórum Entidades Auto-Sustentáveis.

O objetivo foi unir esforços e agregar ações voltadas às boas práticas para a criação de uma associação ativa, organizada e forte. O evento foi destinado a gestores e executivos das entidades de classe, e debateuá também questões relativas ao mercado, à cadeia produtiva, às boas práticas para sustentabilidade do negócio e às entidades como representantes de setores.

Além disso, o evento serviu para alavancar o networking e a troca de experiências entre os participantes. Este 1º Fórum foi realizado no Bourbon Convention Ibirapuera São Paulo (Avenida Ibirapuera, 2.927, Moema).

Na programação, renomados profissionais trouxeram aos participantes informações fundamentais que podem ser aplicadas no dia a dia das entidades de classe. Logo na abertura, o administrador de empresas e advogado Dilson Ferreira, presidente-executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) desde 1999, contou sobre sua experiência institucional diante de seus 33 anos de experiência no setor químico e de tintas e vernizes.

O executivo é reconhecido por ter liderado iniciativas importantes como a consolidação da entidade como referência do setor de tintas junto a importantes órgãos governamentais, e pelo desenvolvimento de campanhas voltadas para a manutenção de uma postura ética, de defesa da concorrência e de respeito ao consumidor na cadeia de tintas. Antes da ABRAFATI, Dilson presidiu grandes companhias brasileiras e internacionais.

Na sequência, Emílio Herrero Filho, diretor da Herrero Consultoria Empresarial e consultor de empresas há mais de 17 anos, abordou um tema bastante norteador para as entidades: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E CAPTAÇÃO DE RECURSOS. O conferencista explicou como as entidades podem se organizar para ter um plano estratégico e captar recursos, a fim de se tornarem sustentáveis.

Emílio tem longa vivência em áreas como Estratégia Empresarial, Balanced Scorecard, Planos de Negócios e Governança Estratégia, e é autor do livro Balanced Scorecard e a Gestão Estratégica (10ª Edição, 2011) e de Pessoas Focadas na Estratégia: As Disciplinas da Execução, a ser lançado na HSM Expo Management, em 8 de novembro de 2011.

Tecnologia é outro tema bastante importante para o sucesso das estratégias das entidades de classe, inclusive porque é uma das formas mais eficazes de comunicação com os associados. O assunto foi tratado na palestra do publicitário Thiago Borges, sócio-diretor da Pulso Comunicação, agência digital associada à Associação Paulista das Agências Digitais (APADi). Entre seus clientes estão Terra, IG, OI, Champion e Opaque.

Durante a conferência INOVAÇÃO – USO DAS NOVAS FERRAMENTAS NO DIA A DIA DA INSTITUIÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DIGITAL, ele explicou como a Internet e as redes sociais podem se tornar parceiras para repercutir as ações da entidade e as ferramentas que podem ajudar na comunicação com diversos públicos.

GESTÃO DE PESSOAS – RETENÇÃO DE TALENTOS. Esta é a palestra que o PhD em Ciência do Conhecimento André Saito fez durante o evento, ocasião em que abordou a importância do capital humano e a sua utilização para o desenvolvimento sustentável da instituição.

O especialista é professor da FGV e do Senac São Paulo nas áreas de Gestão do Conhecimento, Empreendedorismo e Inovação e atualmente acumula os cargos de coordenador da pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas do Senac São Paulo, diretor de educação da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento e diretor técnico do Centro de Open Innovation Brasil.

Outro tema de discussão no 1º Fórum busca proporcionou aos participantes entender melhor o mercado. Em ORDENAMENTO DO MERCADO – ATUAÇÃO DO PODER PÚBLICO COM A ENTIDADE DE CLASSE, Vera Fernandes Hachich, sócia-diretora e gerente técnica da TESIS (Tecnologia de Sistemas em Engenharia S/C Ltda), é graduada em Engenharia Civil, mestre e doutora na área de concentração: Engenharia de Construção Civil e Urbana, pela Universidade de São Paulo.

Ela atua nas áreas de engenharia da qualidade, avaliação de desempenho de materiais, componentes e sistemas construtivos tradicionais e inovadores, gestão de programas setoriais da qualidade, tecnologia de produtos, sustentabilidade na construção civil, durabilidade e normalização de componentes e sistemas construtivos.

O evento foi coroado de sucesso. E muito importante para os gestores participantes.

www.entidadesautosustentaveis.com.br

AnteriorO Show “Seu Tipo” com Audry da Pedra Azul
PróximoDeputado Estadual João Caramez faz homenagem à Rede Globo por programa sobre o rio Tietê

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here