Home Cultura Deputado Estadual João Caramez faz homenagem à Rede Globo por programa sobre...

Deputado Estadual João Caramez faz homenagem à Rede Globo por programa sobre o rio Tietê

127
0

Em agradecimento aos serviços prestados à população paulista com a expedição do flutuador pelo Rio Tietê, no projeto “Rios de São Paulo”, o deputado estadual João Caramez (PSDB) realizou, quinta-feira, dia 27/10, um ato solene, na Assembleia Legislativa do Estado, para homenagear a TV Globo. Receberam a homenagem a editora executiva Renata de Luca, a repórter Glória Vanique, o repórter fotográfico Mikael Fox e o ecoesportista e guardião do flutuador Dan Robson.

Coordenador da Frente Parlamentar das Hidrovias e autor da lei que instituiu a Semana de Preservação do Rio Tietê, Caramez falou da importância da expedição do flutuador (desenvolvido em conjunto com o IPT- Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo) pelo rio Tietê, que navegou mais de 500 quilômetros entre Biritiba Mirim e Barra Bonita e foi levada ao ar, no mês de setembro, pelo SPTV.

A homenagem teve como objetivo reunir agentes públicos municipais e estaduais, além de representantes da sociedade em geral, para que a experiência da reportagem possa repercutir em ações efetivas pela revitalização do Rio Tietê. “Com reportagens expressivas e marcantes, a emissora conseguiu cumprir o seu papel de informar e mostrar os problemas do rio Tietê e ajudar na busca de soluções”, salientou Caramez.

“Ficamos felizes em ver que o nosso trabalho alimenta discussões como esta sobre o rio Tietê que faz parte da vida das pessoas. Essa é a contribuição que podemos dar ao rio que é um dos símbolos do Estado”, afirmou De Luca.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, a iniciativa do deputado Caramez é importante, pois contribui para estreitar a relação parlamento, Governo do Estado, municípios e sociedade. “É uma brilhante iniciativa, pois, esse desafio de tratar o Tietê deve envolver todas as esferas do Governo e sociedade civil”, citou ressaltando os investimentos do Estado para recuperação do rio.

Fazendo uma avaliação do projeto, Vanique explicou que essa foi a segunda expedição sobre o rio Tietê. A primeira aconteceu em 2009. Segundo ela, em 2011, na maior parte de todo o trecho percorrido, o que se viu foi muita sujeira e poluição. No balanço geral, os números do flutuador não foram nada bons: 53% péssimo (péssima condição de oxigênio no rio); 29% ruins e 18% bons. Os números são piores do que em 2009.

Ao final do ato solene, que contou com as presenças dos prefeitos Luiz Nais (Dois Córregos) e José Carlos de Mello Teixeira (Barra Bonita), do diretor metropolitano da Companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo, Paulo Massato Yoshimoto, e da artista plástica Norma Santaela, autora das esculturas entregues nas homenagens, o deputado Caramez lançou um manifesto convidando os cidadãos paulistas para aderirem à “Legião dos Cuidadores do Rio Tietê”.

“Essa é uma luta que não termina aqui. O rio necessita de cuidados não só do Poder Público, mas de toda a sociedade. Precisamos unir esforços para a conscientização da importância e dos problemas do rio, sendo capazes de multiplicar adesões a essa causa e gerar mudanças de atitudes e ações efetivas para a sua revitalização”, concluiu Caramez.

Texto: Assessoria de Imprensa Dep. Est. João Caramez – Fotos: A. C. Paraíba

Anterior1º Fórum Entidades Auto-Sustentáveis reuniu em SP gestores de entidades de classe de todo o Brasil
PróximoDiscussão sobre o Novo Código Florestal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here