Ao completar 163 anos, Estância, através do poder público municipal concede a comenda ‘Berço da Cultura’ a personalidades que possuem um trabalho profícuo em prol de seus munícipes.
Aconteceu na noite de 6 de maio, sexta-feira, a outorga da Comenda ‘Berço da Cultura’, que é uma honraria concedida pelo poder público municipal onde homenageará pessoas que com suas atividades, muito esforço e dedicação, se destacam no seio da sociedade estanciana, contribuindo de forma incisiva para que Estância se aperfeiçoe a cada dia na busca da melhoria da qualidade de vida, a partir de uma sociedade participativa. A comenda agracia 15 personalidades que fazem jus à homenagem.
O local da premiação foi no auditório do Fórum Ministro Heitor de Souza, às 19h, e contou com a presença de convidados, entre cidadãos, homenageados e autoridades. Após o evento, os agraciados e familiares foram recebidos para um jantar comemorativo.
As categorias foram em diversas áreas, citaremos a seguir as categorias e seus homenageados:
Artes Plásticas Moisés Pereira dos Santos
Cidadania Marlene Alves Calumby
Comércio Miguel Arcanjo de Santana
Cultura Popular Carlos Menezes de Souza Junior
Direito Drª Maria Helena Sanches Vinhas Lisboa
Educação Ailton Ribeiro de Oliveira
Esporte Orlando Saraiva do Nascimento
Imprensa José Cruz dos Santos
Indústria José Cândido dos Santos
Literatura Francisco Souza da Costa
Música Fábio Luiz dos Santos
Política Eduardo Alves do Amorim
Religião Pe. Gildeon Santana de Pereira Junior
Saúde Dr. Roberto Andrade Nogueira
Solidariedade Celina Nascimento Montalvão
As atividades em comemoração ao aniversário da cidade se encerraram no dia 7 de maio, sábado, às 20h, no auditório do Fórum Ministro Heitor de Souza, com o 29º Festival de Poesia Falada de Estância.