Home Nordeste Acontece FORMATURA INSTITUTO LUCIANO BARRETO JUNIOR

FORMATURA INSTITUTO LUCIANO BARRETO JUNIOR

85
0
Na noite da última terça-feira, 18, as lágrimas eram somente de alegria no Espaço Emes. A emoção tomou conta de todos que participaram da solenidade de Formatura do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ). O evento reuniu mais de três mil pessoas, entre formandos, familiares, convidados e colaboradores do ILBJ e da Construtora Celi.
Para abrir o ciclo de discursos, o curador interpessoal do ILBJ, Jácome Góes, transmitiu mensagens de autoconfiança e estímulo aos jovens. A solenidade também contou com apresentações de músicas e street dance ensaiada pelos jovens, além de uma canção especial apresentada pelos alunos do projeto Cidadão do Mundo, no qual os alunos têm aulas de inglês básico através da parceria entre o ILBJ e o Yázigi.
O Coral do ILBJ, sob regência do maestro Daniel Freire, emocionou a todos com a performance do Hino Nacional, que teve como convidada a solista Patrícia Sandes.  O grupo, formado por 27 alunos, cantou, ainda, uma música em latim e a canção Maria Maria, do músico Milton Nascimento, em homenagem à presidente do ILBJ, Maria Celi.

Esta foi a sétima turma do Projeto Conectando Com a Vida formada pelo ILBJ. Cerca de mil alunos concluíram o curso de 2010, somando quase sete mil alunos da rede pública de ensino egressos do ILBJ.

Durante a solenidade, o curador tecnológico do Instituto e presidente da Celi, Luciano Barreto, parabenizou os alunos pela vitória e lembrou as homenagens já feitas pela família a Luciano Júnior, como a praça e o edifício que levam o nome do saudoso empresário.
“Na Praça Luciano Barreto Júnior, há uma escultura onde está escrita a seguinte frase: Luciano Júnior sabia ser amado. Ninguém consegue ser tão amado sem amar muito em troca, como ele fez. Nosso compromisso com o projeto que Júnior sonhou aumenta a cada dia, e nos faz cada vez mais comprometidos com o sucesso dele. Aproveitem as lições de cidadania que o Instituto proporciona a vocês, porque elas são cada vez mais importantes na vida e no mundo do trabalho. Aproveito para parabenizar a todos vocês que chegaram aqui hoje, afirma Luciano Barreto.

 

A formatura é realizada anualmente no mês de janeiro para homenagear o aniversário de Luciano Júnior, que seria comemorado no dia 23 deste mês. Júnior partiu em 2002, com o sonho de contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária para as pessoas carentes.

Em seu discurso, Maria Celi lembrou os ideais de seu saudoso filho caçula, e declarou seu sentimento materno por todos os alunos do ILBJ.
“A cada ano que passa, Luciano Júnior marca sua presença aqui. Essa é a nossa forma de dizer: estamos aqui lembrando sempre de você. E vocês, jovens, lembrem-se de viverem e serem felizes, sejam bons aqui na Terra, porque existe um lugar especial no céu. A minha fortaleza é saber que Luciano Júnior está no céu ajudando todos nós. A vocês, deixo aqui todo o meu amor de mãe”
, disse Maria Celi, emocionada.

 Sob muitas palmas de seus alunos, a professora Sabrina Dias, que discursou representando a equipe pedagógica do Instituto, também ressaltou o carinho com que os jovens são educados na instituição. 

“O papel do educador vai muito além de ensinar conteúdos. Ser educador é, antes de qualquer coisa, amar o que faz e ver no jovem um ser humano que precisa de cuidados e atenção, explica a professora.
Toda essa dedicação dos profissionais reflete no aprendizado dos alunos. A oradora da turma de 2010, Yngrid Guimarães, acredita que as experiências obtidas no ILBJ foram fundamentais para seu desenvolvimento, inclusive para sua recente aprovação no curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
“Achamos que alcançaríamos o diferencial para o mercado de trabalho aqui no Instituto Luciano Barreto Júnior, e, de fato, alcançamos. Porém, durante o nosso período de permanência no ILBJ, descobrimos que aqui não aprendemos apenas os conteúdos que fazem parte de uma grade curricular, mas sim lições para a vida”, garante a futura engenheira florestal.

 

Quem também emocionou os participantes com suas palavras foi o governador Marcelo Déda, falando sobre a memória de Luciano Júnior. Para o governador, o amor empregado na instituição é uma forma de eternizar o jovem empresário que a idealizou.
“Qual é a fórmula para que nós possamos ser lembrados sempre com um sorriso no rosto? Talvez apenas uma palavra possa resolver esse mistério: amor. O dia de hoje é o dia que celebra a eternidade de Luciano Barreto Júnior. Chego a apostar que nenhum de vocês teve a oportunidade de falar com ele, de cumprimentá-lo, mas o cotidiano de todos vocês foi mudado graças a Luciano Júnior, a partir da forma que os pais encontraram para torná-lo eterno: fazer da dor, amor”, afirma o governador.
Ao final da sua fala, o governador chamou novamente ao palco a oradora Yngrid Guimarães para parabenizá-la em nome de todos os formandos.

Marcelo Déda também fez questão de cumprimentar o ex-aluno Lucas Gomes, que participou da apresentação de street dance. Encantado com o talento dos jovens, o governador ainda seguiu o garoto em alguns passos de dança, descontraído e envolvido com os formandos.
Os alunos da Oficina de Cerâmica também tiveram a oportunidade de expor seus talentos na festa de formatura. Cerca de 15 peças confeccionadas pelos jovens ficaram expostas na entrada do Espaço Emes, recepcionando os convidados com a arte e cultura desenvolvida por eles ao longo do ano letivo.

Todos os anos o ILBJ homenageia uma personalidade sergipana que tenha se destacado na história da Educação do Estado. Este ano, o Instituto homenageou o Colégio Estadual Atheneu Sergipense, pelos 140 anos de atuação pela melhoria da educação da sociedade sergipana. Quem representou o colégio foi o secretário de Educação do Estado, Belivaldo Chagas.
Outra homenagem prestada durante a solenidade foi ao aluno Antônio Ferreira, pelo destaque no Projeto Despertar Para o Conhecimento. Esse projeto desenvolvido pelo Instituto é voltado exclusivamente para colaboradores da Construtora Celi que decidem voltar a se dedicar ao conhecimento.
Além disso, Luciano Barreto também presenteou os alunos com a doação de dois notebooks e dois netbooks para serem sorteados. O sorteio foi realizado durante a formatura, entre os 100 melhores alunos do ILBJ e os participantes do Coral.

Além da diretoria do ILBJ participaram da mesa o governador Marcelo Déda, o secretário estadual de Educação, Belivaldo Chagas, e o procurador-geral do Ministério Público, Orlando Rochadel, juntamente com o diretor-presidente do Yázigi, Antelmo Almeida, o superintendente da Caixa Econômica, Luciano Pimentel, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Alberto Sobral, e o deputado federal Valadares Filho.

 

 

AnteriorDESMINERALIZAÇÃO OU DESINTOXICAÇÃO
PróximoFESTA ESPECIAL AS TERÇAS FEIRAS NO ROTARY CLUB-SÉ

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here