Home Turismo São Bernardo promove turismo industrial

São Bernardo promove turismo industrial

170
0

Quem pensa que turismo se resume a conhecer praias, igrejas e outros pontos turísticos, está enganado. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo deu início na manhã de ontem (24) ao projeto Turismo Industrial. Um grupo de 16 pessoas visitou a linha de produção da empresa Wheaton Brasil, líder nacional no fornecimento de embalagens de vidro para os segmentos de perfumaria, cosméticos e farmacêuticos.

“Começamos a pensar esse projeto há seis meses. A ideia é integrar essa atividade com outras atrações, visitas aos restaurantes, ao Parque Estoril. Queremos também criar a identidade para o turismo da cidade, que tem grande parque industrial”, explicou o chefe de Divisão de Turismo da prefeitura Fernando Bonisio. “Queremos ampliar esse projeto, no âmbito do Consórcio, como por exemplo incluir o APL (Arranjo Produtivo Local) de Cosméticos em Diadema”, completou o coordenador do GTR Turismo do Consórcio Intermunicipal do ABC e secretário de Turismo de Ribeirão Pires, Marcelo Liochi.

O grupo foi recebido por funcionários da empresa, participaram de um café da manhã e visitaram toda a linha de produção. “Achei muito interessante, tanto para divulgar a cidade e a região, quanto para apresentar para estudantes a rotina de uma empresa”, afirmou a advogada Joceli Frutuoso. “Fique impressionado com a organização da empresa e a motivação deles em receber os visitantes. Ver como ‘nasce’ o vidro também foi muito bacana”, declarou o empresário paulista Thiago Sodré.

Passeios

A gerente da agência de viagens Happy House, que vai comercializar os passeios a partir do próximo mês, Sandra Regina Croco, relatou que turismo industrial é uma atividade muito comum em países europeus e nos Estados Unidos, mas que ainda é um conceito pouco explorado no Brasil. “Esse tipo de visita poupa muito investimento da empresa em marketing. As pessoas que fazem a visita é que vão passar a fazer a divulgação e isso vai atrair potenciais clientes, estudantes e o público em geral”, completou.

Além dos visitantes poderem assistir ao “nascimento” do vidro, desde a gota do material fundido pingando na máquina a uma temperatura superior a mil graus, até o processo final, que pinta e estampa a logomarca na embalagem, uma das principais atrações da visita foi o espirituoso responsável pelo Centro de Treinamento Operacional Edison José Toporcov. Há 42 anos na empresa, e já aposentado, Toporcov afirmou estar realizando um sonho. “Sempre quis abrir as portas da nossa indústria para a comunidade. Poder dividir o conhecimento acumulado me deixa muito feliz”, finalizou.

Informações sobre a visita monitorada à linha de produção da Wheaton Brasil podem ser obtidas por meio da agência Happy House (www.happyhouse.com.br). A prefeitura está negociando com as empresas Karmann-Ghia e Rolls Royce para incluí-las no programa.

Fonte:http://www.diarioregional.com.br/2013/09/25/sua-regiao/minha-cidade/sao-bernardo-promove-turismo-industrial/

AnteriorBALNEÁRIO CAMBORIÚ/SC MARCA PRESENÇA NA FESTURIS EM GRAMADO/RS
PróximoSão Paulo Convention & Visitors Bureau completa 30 anos de sucesso