Home Turismo Pantanal – A aventura começa na estrada!

Pantanal – A aventura começa na estrada!

112
0

Não conhecia o Pantanal até ser convidada pelo amigo e presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Mato Grosso, Hilson Cácio Araújo. Nesta aventura fui acompanhada pela presidente da Federação Nacional dos Guias de Turismo – FENAGTUR, Irma Karla, e da minha companheira inseparável Rebecca Petrone.

Esta viagem foi logo em seguida da experiência com as tribos, então, ainda estava extasiada com tudo o que via.

Conhecia sobre o Pantanal o que todos devem conhecer em geografia: está situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, ambos Estados do Brasil, além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano), considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. Alguns preferem chamá-lo de Planície Pantaneira ou Complexo do Pantanal, pelo fato de a região ter mais de um Pantanal dentro de si. Apesar do nome, há um reduzido número de áreas pantanosas na região pantaneira. O Pantanal, como ambiente biológico, é resultado da separação do oceano há milhões de anos, sendo também uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta.

Mas, ele é muito mais que isso, muito mais que história ou geografia. Pantanal é vivência é estar lá para saber, para viver, conhecer, levar na memória e querer voltar sempre.

A estrada até o Pantanal tem um bom asfalto é a Transpantaneira, embora seja de mão dupla, a sinalização é clara, então se torna segura.  A beleza da paisagem é indescritível, os olhos pedem mais e mais a cada quilometro alcançado.

Não sentimos os quilômetros e nem as horas passarem, nem me atrevi a prestar atenção. Fizemos apenas uma parada estratégica logo após a cidade de Poconé. E quase chegando ao nosso destino, uma parada de contemplação ao ídolo do Pantanal, o jacaré. Este de nome “Zico”, que mais tarde descobri que todos os jacarés de lá tem o nome de Zico.

Entrar na Pousada Rio Claro foi lindo, da estrada principal uns 3 km. Uma pousada simples, confortável, limpa, com uma vista espetacular, e com vários atrativos. Para quem está no Pantanal são os atrativos que contam.

A Pousada Rio Claro está localizada dentro de uma das regiões mais privilegiadas com as belezas naturais do Pantanal. A perfeita harmonia com as matas integrada ao ciclo das águas numa diversificada fauna e uma flora exuberante.

Após uma recepção calorosa, um almoço farto, nossa aventura começou com o passeio de barco pelo Rio Claro. O interessante deste passeio é que a saída fica na passarela atrás do hotel e no caminho já somo

s recepcionados por um jacaré (de estimação) que fica lá no terreno do hotel esperando ser alimentado. Uma emoção gostosa de sentir, principalmente para quem nunca presenciou esta cena.

O passeio dura em média duas horas e durante a navegação tivemos a oportunidade de alimentar o Zico (todos lá tem o mesmo nome) a Dorotéia, vimos Tuiuiu que tem como nome Tuiu e o Baguari, que também veio se alimentar do peixe que nosso barqueiro jogava no alto. Até o gavião veio fazer uma “boquinha”.

Durante o caminho nas águas do Rio Claro passamos por paisagens exuberantes, lindas e observamos ainda macacos, bugios, ariranhas, grande variedade de pássaros.

O grande tapete de vegetação que parecia se estender rio adentro de tão perfeita que é a paisagem.  Cruzamos com outro barco que estava indo para pescaria, outra aventura que o hotel disponibiliza.

No término do passeio lá estava o outro Zico nos aguardando para nos saudar. Jacarés, eu garanto, é o que não faltará para esta aventura.

Para uma aventura no Pantanal o importante é a escolha da pousada. Tem de ter estrutura para oferecer todos os passeios, aventuras, descanso e alimentação.

Após um descanso merecido, um banho quente e um jantar delicioso fomos para uma aventura noturna com nosso amigo presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Mato Grosso, Hilson Cácio Araújo, que conhece aquela região como a palma da mão, o hotel também oferece aos hóspedes o Safári Noturno, mas naquela noite não teria, por isso o Cácio nos levou. Este Safári Noturno é realizado nas terras da pousada e se estende na estrada da Transpantaneira, uns 20 km mais ou menos. A observação deve ser feita com um Celibrim (uma lanterna de longo alcance), que em nossa aventura todos tiveram a oportunidade e felicidade de operar (apontar) na direção da mata para visualizar os animais em seu habitat noturno.

Naquela noite tivemos a oportunidade de observar os jacarés, alguns pássaros noturnos (corujas e outros), alguns veados e porcos do mato. Uma experiência que nunca havia vivido antes.

Na manhã seguinte tínhamos de levantar muito cedo (5h00) para o passeio de alvorecer em barco a remo com contemplação de aves. Vamos de barco e voltamos a pé por uma trilha. Até acordei, mas a preguiça prevaleceu. Uma pena, mas em seguida ao café outra aventura nos aguardava. Andar de cavalo no Largo do Pepé. Neste passeio cavalgamos em local onde haverá partes secas e alagadas (no período da cheia). A paisagem tipicamente pantaneira e temos a possibilidade de vermos Cervos, Caititu, Cágado e vários tipos de pássaros. Nós tivemos a oportunidade de avistarmos um Cervo correndo em direção a sua família. Eu pessoalmente vi uma cobra, morro de medo, mas na hora demorei um pouco para reconhecer. Não tem perigo algum, o tempo todo o guia está ao nosso lado. Os cavalos são obedientes e mansos. Outra experiência que recomendo. Este passeio foi muito especial porque temos a sensação que não somos mais nós e sim outra pessoa em contato com a natureza e liberdade.

Voltando do passeio era hora de arrumar as malas, almoçarmos e voltarmos à realidade da “selva de pedra”.

A Pousada Rio Claro tem muitas outras atividades: passeio de barco, pescaria, caminhada na trilha da balsa, na trilha da Figueira, na trilha dos Macacos, trilha do Capão dos Acuris, trilha do Bananalzinho (estas atividades variam a duração entre 1h a 2h30, alvorecer e pôr do sol de Barco a Remo, visita a Torre de 25 metros, Focagem Noturna, Safári Fotográfico, Safári Fotográfico com Focagem Noturna. Estas atividades são realizadas coletivamente e deverá ser agendada na recepção durante o check-in.

A biodiversidade encontrada na Pousada Rio Claro possibilita a integração com a natureza, mas mantendo o respeito e a conscientização ambiental como base.

Nossa vontade é esquecer tudo e ficarmos por lá. Avaliar que lá precisamos de pouco para sobreviver sem luxo, mas com a perfeita integração com a natureza e seus benefícios. Nós adultos não temos coragem para expressar em palavras os nossos desejos íntimos, mas uma criança que estava há alguns dias na pousada com seus avós e mãe me surpreendeu. Passando pelo apartamento deles pude ouvir o menino, que deveria ter um pouco mais de oito anos, chorando e implorando aos avós para ficarem, mudarem para lá. Foi onde ouvi o que escrevi acima. O menino entre soluços falava ao avô: – Vamos ficar aqui, não precisamos muito de dinheiro, ou irei para uma escola daqui, vou conviver com crianças simples, vou andar de pé no chão. Eu prometo que não peço mais brinquedo de pilha, aqui não vou precisar, doem minha scooter, doar meus brinquedos. Pelo amor de Deus vamos mudar pra cá.

Durante pelo menos uns 30 minutos esta criança chorou de soluçar. Depois foi se acalmando, os outros irmãos, um mais velho de 15 anos e uma menina de sete anos, faziam coro com ele. Por fim todos almoçamos e rumo novamente a Cuiabá. Meu voo de volta estava marcado para as 17h45 e ainda teria de passar no hotel para pegar a bagagem principal.

Por uma coincidência da vida o menino e sua família estavam no mesmo voo, e como pegamos amizade sua avó e mãe conversando me contaram que ele ainda veio chorando no caminho conforme passavam na estrada. A sensibilidade desta criança me fez pensar que damos muito mais aos nossos filhos do que eles realmente querem. Trabalhamos muito e nos ausentamos de casa para ter uma vida que nunca perguntamos a eles se é isso o que eles querem, ou se somente querem viver em liberdade, com a nossa presença e atenção, com a possibilidade de viver na natureza.

Enfim, caros leitores, voltei com a sensação que quero mais qualidade de vida para mim, meu marido, e principalmente se puder levar isso para meus netos e mais pais que estão lendo esta matéria.

Nosso Brasil é lindo, temos tudo que desejamos, somos livres para cultuar, uma terra que plantando tudo dá, animais de todas as espécies. Claro que temos muito que ajustar na política, na sociedade e nos nossos atos. Vamos amar o Brasil, vamos preservar nosso país, sentir a natureza e orar a Deus que nos oriente para fazermos o certo.

Eu recomendo o passeio ao Pantanal. Pretendo voltar novamente ano que vem.

Miriam Petrone, Rebecca Petrone, Irma Karla e Hílson Cácio Araújo foram convidados da Pousada Rio Claro.

POUSADA  RIO CLARO – PANTANAL – MT

http://www.pousadarioclaro.com.br/

Fone 55 (65) 3345.2449 | 3345. 1054 | 99908.6217

AnteriorVILLA TAVOLLA – São Paulo
PróximoVale do Sonho Hotel & Eventos Guararema – SP