Home Turismo FTN Florianópolis 2014

FTN Florianópolis 2014

115
0

Aconteceu nos dias 29 e 30 de setembro a 6ª edição do Fórum de Turismo de Negócios, em Florianópolis (SC).

Realizado desde 2011 na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, o Fórum de Turismo de Negócios tem a proposta de reunir agentes de viagens, operadores de turismo e demais interessados em comercializar produtos e serviços ligados ao turismo. A partir de 2013, o evento tornou-se também itinerante, com a realização de uma edição no mês de julho, em Brasília, e outra na capital catarinense. A edição itinerante de 2014 ocorreu no mês de abril, na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo.

Na edição 2014 Florianópolis, o evento reuniu cerca de 250 agentes de viagens, além de jornalistas, operadores de turismo, empresários hoteleiros do Brasil e exterior e autoridades.

O FTN oferece gratuitamente palestras de qualificação e motivacional, direcionadas aos agentes de viagens, operadores, hoteleiros e empresários com objetivo de preparar os profissionais a lidar com entraves e para que comercializem e divulguem de forma sustentável os destinos em exposição, produtos e serviços de turismo.

A cerimônia de abertura foi apresentada por Tanielson Campos, secretário de turismo de Ribeirão Preto (SP), que em seu discurso de abertura lembrou o sucesso da AVIRRP 2014 realizada na cidade paulista. Compondo a mesa, estavam: Jarbas Avellar, secretário de turismo de Ouro Preto (MG), Valdir Walendowski, presidente da Santur (Órgão Oficial de Turismo de Santa Catarina), Marta Lobo, presidente do FTN, Maria Claudia Evangelista, secretária de turismo de Florianópolis, Paulo Cesar Nunes, secretário de turismo de Urubici (SC), Miriam Petrone, presidente da Abrajet Nacional (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo).

Jarbas Avellar destacou a importância de Ouro Preto como rota turística para os brasileiros. “Nós somos a primeira cidade patrimônio cultural da humanidade no Brasil, considerados pela Unesco como o maior patrimônio barroco homogêneo do mundo, e queremos mostrar essa nossa condição”, disse ele.

Valdir Walendowski falou do potencial turístico diversificado de Santa Catarina Citou como exemplo a Serra catarinense, com o turismo de inverno, do litoral durante a temporada de verão e dos eventos, que movimentam o turismo em todo estado. “Santa Catarina tem vocação para o turismo e sabe como acolher bem as pessoas. No total, 600 mil pessoas, ou 8% da população, trabalham com turismo no estado”.

Miriam Petrone elogiou Santa Catarina, mas reiterou o grande potencial turístico de São Paulo, lembrando principalmente as praias do litoral paulista e citando as belas praias do Guarujá também conhecido como a “Pérola do Atlântico”.

Marta Lobo destacou a forma criteriosa do FTN em trazer cada vez mais nas caravanas os profissionais de turismo que realmente estão interessados em se qualificar, buscar e concretizar negócios.

Mais cedo na segunda-feira (29), os participantes do FTN desfrutaram de um city tour oferecido pelo evento para conhecerem os atrativos turísticos de Florianópolis.

Na terça-feira (30), além das palestras de qualificação, os agentes de viagens e demais profissionais de turismo puderam conhecer e ter contanto direto com hotéis nacionais e internacionais e operadoras de turismo. Uma oportunidade de efetuar os próprios pacotes diretamente com os receptivos italianos, argentinos, europeus e do oriente médio para vender destinos como Israel, Paris, Itália, Portugal, China, Moscou, Johanesburgo, Tailândia, Bancoc, África do Sul, Rússia e países da América do Sul.

A histórica cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, será o próximo destino a sediar mais uma edição itinerante do Fórum de Turismo de Negócios, nos dias 27 e 28 de abril de 2015.

Rui Rogero Bosshard

AnteriorNOVA DIRETORIA DA ABRAJET NACIONAL TOMA POSSE NESTA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, DIA 24, NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO
PróximoFENÔMENO DA POLÍTICA SERGIPANA