Home Turismo Fita 2014: Governo vai incrementar o turismo na rota Belém-Bragança

Fita 2014: Governo vai incrementar o turismo na rota Belém-Bragança

132
0

O governador Simão Jatene assinou nesta terça-feira (20), durante a abertura da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), na Estação das Docas, um termo de cooperação para o incremento das ações de turismo na rota Belém-Bragança. Com isso, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), vai viabilizar infraestrutura para promover o turismo na região, abrangendo doze municípios.

O evento reuniu autoridades do setor, entre os quais, o ministro do Turismo, Vinicius Lages. “O Pará tem seu patrimônio natural como principal atrativo, juntamente com o cultural, e, sem dúvida, é um dos melhores destinos brasileiros”, disse. Na avaliação de Simão Jatene, qualquer atividade econômica deve ter por princípio reduzir a pobreza e a desigualdade. Com o turismo não poderia ser diferente.

“Nosso papel é oferecer a infraestrutura necessária e dar condições para que o turismo se consolide nos municípios”, afirmou o governador, ressaltando o esforço do governo estadual na busca da logística para incrementar o turismo no Pará. “Hoje temos o Hangar, que na época da inauguração foi acusado de ‘elefante branco’. Temos ainda a Estação das Docas, o Mangal das Garças e o Espaço São José Liberto. Esta semana, entregaremos o Terminal Hidroviário, que vai beneficiar não só a população ribeirinha, mas também os turistas que visitam o Estado”, enfatizou.

Simão Jatene ressaltou ainda a conquista dos voos internacionais para os Estados Unidos, já inaugurados, e Portugal, que começam no início de junho. “O Pará volta a fazer parte da rota de grandes voos e passa a integrar o mundo, mas isso não seria possível se nosso Estado não tivesse atrativos, belas paisagens, cultura, culinária, história. Além disso, as pessoas não querem apenas ver, querem viver experiências novas, e o turismo tem muito disso”, salientou.

Investimentos – Durante o evento foi assinado ainda um protocolo de intenções entre o Banco do Estado do Pará (Banpará) e a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) para o incremento do turismo. O titular da Setur, Adenauer Góes, lembrou a trajetória de fortalecimento do turismo no Pará no âmbito estadual. “O turismo é um projeto de Estado, de desenvolvimento. É uma trajetória independente de governo”, afirmou.

Adenauer Góes revelou que, durante a Fita, será apresentado o Plano de Turismo do Pará. “Temos compromisso do turismo como atividade econômica”, frisou, informando que a Setur já capacitou em 14 municípios 7,5 mil profissionais que trabalham diretamente no segmento. O presidente da Paratur, Marcelo Mendes, disse que a Fita é o momento de consolidar a política de turismo no Estado. “Nos últimos anos o Pará tem se mostrado forte no setor. Traçamos um plano de, até 2020, consolidar o Pará como destino turístico. Para tal, abrimos diálogo com diversos parceiros, entre os quais, a iniciativa privada”, revelou.

O vice-governador Helenilson Pontes ratificou os avanços do setor no Estado ao lembrar a conquista dos voos internacionais. “Os novos voos não beneficiam somente o turismo, mas também a abertura de novos negócios do Pará com outros países, pois muitas multinacionais têm o desejo de investir aqui no Estado”, assegurou. Para ele, os voos internacionais colocarão o Pará no calendário de turismo do mundo, como o melhor destino turístico da Amazônia.


A abertura do evento teve a apresentação do Coral Vale Música, que cantou músicas paraenses e o Hino Nacional. Participaram do evento ainda o deputado estadual, Sidney Rosa, representando a Assembleia Legislativa; o secretário Especial de desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, Davi Leal; o diretor-presidente da Belemtur, Maikenn Souza; o presidente da Confederação Nacional de Turismo, Nelson de Abreu Pinto; a presidente da Associação Brasileira de Viagens, Edna Rocha e a prefeita de Ponta de Pedras e presidente da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam), Consuelo Castro.

Fonte: Janise Abud // Secretaria de Estado de Comunicação

Imagem: Ascom Os Pará 2000

– See more at: http://www.estacaodasdocas.com.br/pagina/noticiadetalhe/ID/5049#sthash.7ce1OPD9.dpuf

AnteriorBNT MERCOSUL 20 ANOS
PróximoNovo terminal hidroviário de Belém se torna ponto atrativo de turistas