Home Diversidade OKTOBERFEST BLUMENAU

OKTOBERFEST BLUMENAU

119
0

A Oktoberfest de Blumenau/SC, que em apenas uma década se tornou uma das festas mais populares do Brasil, foi inspirada na festa alemã, que teve origem em 1810 em Munique que hoje recebe anualmente um público de quase 10 milhões de pessoas com um consumo de cerveja que chega a 7 milhões de litros.

A Oktoberfest Blumenau teve sua primeira edição em 1984, quando em apenas 10 dias de festa, 102 mil pessoas foram ao, então Pavilhão A da Proeb (número que na ocasião representava mais da metade da população da cidade).

Durante os dias de festa os blumenauenses mostram sua riqueza cultural, revelada pelo amor à música, à dança e à gastronomia típica, que preservam os costumes dos antepassados vindos da Alemanha.

Os Desfiles Oficiais da Oktoberfest, na rua XV de Novembro – Centro de Blumenau, são uma das maiores atrações da festa e nesta edição não foi diferente: milhares de pessoas encantadas por sua riqueza cultural, apresentações de carros de grupos folclóricos, de caça e tiro, a Realeza da Oktoberfest, além de brinquedos exóticos, bandas e fanfarras.

A Oktoberfest 2013 terminou domingo e um balanço do público foi divulgado pela organização.

Nos 18 dias de folia, o Parque Vila Germânica recebeu aproximadamente 450.000 visitantes. O número é menor do que o de festeiros que prestigiaram o evento em 2012, quando o público se aproximou de 600.000.

Nesta edição, a quantidade de pessoas que estavam simultaneamente no Parque Vila Germânica foi controlada em função de um Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre os organizadores da Festa e o Ministério Público. O documento prevê que o público ao mesmo tempo na festa, contando os trabalhadores, não ultrapasse 40.754.

No segundo sábado de festa, as bilheterias foram fechadas por volta das 22h e no último sábado, o fechamento ocorreu por volta das 19h – nos dois dias porque não podiam ser vendidos mais ingressos.

Apesar da redução do número de visitantes, a quantidade de ingressos vendidos cresceu. Foram mais de 275.000, um aumento em relação ao ano passado, mesmo havendo dois dias a mais de gratuidade do que em 2012. Para a organização, a diminuição da quantidade de cortesia distribuídas contribuiu para o crescimento na venda de entradas.

A festa em 2014 já tem data marcada: será de 9 a 26 de outubro.

Rui Rogero Bosshard

AnteriorCAUSOS DO KUNIHIRO
PróximoFUNCLICK UMA EMPRESA QUE ABRILHANTA SEU EVENTO