Em pelo menos quatro municípios de Santa Catarina houve queda de neve na madrugada desta segunda-feira, 22/7, a primeira do ano.
Os primeiros flocos de neve do inverno de 2013 foram registrados em São Joaquim, no Planalto Sul, e em Chapecó, no oeste do Estado.
O fenômeno durou cerca de 10 minutos na madrugada e nas primeiras horas da manhã, com acúmulo gerando alegria para os milhares de turistas que se deslocaram para a região para testemunhar a precipitação.
O acúmulo de neve e gelo provocou o fechamento de estradas e fez a Defesa Civil do Estado alertar os motoristas.
Telhados desabaram por causa da neve na cidade de Canoinhas.
Ao raiar do dia, o maciço Cambirela em Palhoça (SC), montanha com 1.000 metros de altura, às margens da BR-101, tinha seu topo coberto de neve. O último registro de neve na cidade foi há 29 anos, em agosto de 1984. Na subida da serra, cerca de 70 quilômetros de Florianópolis, a Polícia Rodoviária Federal interditou o tráfego da BR-282 por volta das 21 horas de ontem, para que fossem evitados acidentes devido ao acúmulo de neve na estrada que corta os municípios de Rancho Queimado, Angelina e Alfredo Wagner.
A neve surpreendeu os moradores de Rio do Sul, maior cidade do alto vale do Rio Itajaí. Blumenau, na localidade do morro do cachorro, também teve registro de queda de neve. O fenômeno foi registrado ainda em São Bento do Sul e Mafra, no planalto norte.
São Joaquim, no planalto sul, considerada a cidade mais fria do Brasil teve seus termômetros marcando -4ºC na manhã de hoje, porém sem registro de neve.
Espera-se que durante este inverno o fenômeno se repita, principalmente em cidades da Serra Catarinense, reforçando sua vocação turística de inverno, oferecendo aos turistas belas paisagens ao estilo Europeu, ambientes acolhedores e, principalmente o frio e a neve, que a tantos agradam.
Para os que não dispensam o turismo de inverno com neve, é bom acompanhar os sites com as previsões meteorológicas para a região.
Rui Rogero Bosshard