Home Diversidade Diário Logístico de um Brasileiro na Europa

Diário Logístico de um Brasileiro na Europa

215
21

Fiquei tão contente com as mais de 40 mensagens recebidas de vários companheiros, antigos companheiros, clientes e amigos, que entendi que seria interessante lançar um segundo artigo sobre o meu livro, cujo lançamento oficial esta previsto para o final do ano 2012 no Brasil e em Portugal, e para o final do ano 2013 na Espanha.

Quando tomei a opção de vir trabalhar na Europa, esperava encontrar, além de muita paz e conforto social, a desejada estabilidade laboral. Porém, no meu caso específico, esta foi a primeira surpresa; nos primeiros 59 meses de atuaçao na Europa, tive 11 Chefes; uma média de uma chefe ha cada 5 meses e 4 dias.

Quando começava a entender um pouco a maneira de atuar dos meus Chefes, chegava outro… e outro… E assim, 11 Executivos, muito bem remunerados, e teoricamente, bastante preparados para representar uma das maiores organizaçoes do setor de Transportes do mundo, faziam um esforço para transmitir-me algo que nao dispunham: nenhuma experiencia de campo e quase nenhuma habilidade para liderar pessoas.

De uma maneira generica, encontrei-me com Chefes que nao disponham de nenhuma visao da realidade prática do negocio. Nenhum sentido de sacrifício. Nenhuma vocaçao para atuar no “cara a cara” com os clientes. Um sentido nulo do que é a maravilhosa missao de liderar pessoas e obter o sucesso através das mesmas…

Naquele mes de Junho do ano 1996, quando eu já começava a estudar propostas profissionais para trabalhar no Chile, Brasil, Venezuela ou Argentina, quando recebi um telefonema de MICHELE, profissional com grande carisma e contatos diretos com a cúpula da organizaçao para a quel eu trabalhava, que anunciava: Voce foi escolhido para liderar a constituiçao da TNT LOGISTICS ESPAÑA. Entre em contato com Antonio, naqueles momentos, Presidente da empresa, que ele lhe explicará com detalhes quais serao as suas novas responsabilidades…

A partir deste dia, e até o mes de Julho do ano 2003; ou seja, durante 7 anos, tive oportunidade de liderar um dos projetos mais fascinantes de minha dilatada experiencia profissional.

Roberto Oliva, atualmente é um profissional muito conhecido e reconhecido no mercado logístico da Península Ibérica.

Como é evidente, disponho de muita simpatia em determinados setores da atividade, e muita antipatía com outros. Meu elevado grau de independencia ética e profissional, permitiu que eu atuasse sempre com determinaçao e convicçao, nao estando disposto a fazer políica barata.

Tive às minhas ordens diretas ou indiretas, mais de 1.000 profissionais desde que cheguei na Espanha, naquele distante ano de 1991.

Relatar algumas experiencias é uma obrigação. Espero e desejo deixar documentado no meu livro, alguns aspéctos que permitirao animar alguns debates no dificil momento pelo qual uma pessoa passa, quando decide iniciar uma carreira fora do seu país.

Algumas reflexoes iniciais sao fundamentais:

1. Aprender dos proprios erros é uma obrigaçao.

2. Transmitir e relatar alguns acertos também.

É com esta dimensao que apresentarei para a sociedade o livro Diário Logístico de um Brasileiro na Europa.

Fico pensando quantas pessoas realizam nestes momentos debates consigo mesmas, com o objetivo de decidir se é ou não chegado o momento de deixar o Brasil para iniciar uma aventura profissional fora de nosso país.

E também fico pensando quantas serão as pessoas que aproveitando o momento mágico que vive a economia brasileira, não desejam voltar ao país para materializar toda a experiência acumulada fora de nossas fronteiras.

Tanto em um caso como em outro dispor de independência intelectual, medida pela quantidade de conhecimentos práticos e teóricos que deseja transmitir para o mercado que se pretende abraçar, é o passo inicial para obter êxito.

Neste momento, e com a perspectiva dos êxitos e fracassos acumulados nesses quase 22 anos de vida na Europa, quero e devo animar àquelas pessoas que desejam iniciar um novo caminho, que não se deixem vencer pelo medo.

No Diário Logístico de um Brasileiro na Europa, pretendo transmitir aos meus leitores que não existe nada mais fascinante que olhar para trás e ver como foi importante o caminho já vivido, sem deixar de vislumbrar as perspectivas de curto e médio espaço, com independência de nossas idades.

Atualmente a vida me oferece a possibilidade de realizar um fascinante projeto como Consultor Logístico para os mercados Espanhol e Português e de compartilhar a direção da www.presslog.com.br, empresa criada com o experiente jornalista Claudio Lacerda Oliva.

Hoje, sem a responsabilidade direta da gestão do dia a dia, vejo a ENORME mediocridade que invade as empresas dos setores de Logística e de Transportes. Sou capaz de ver com a nitidez que não dispunha anteriormente, dos erros de interpretação e analise de alguns dirigentes; logicamente, sou capaz de perceber os mesmos erros que cometi no passado, e que reconhecer-los é um exercício que me enaltece, como profissional e como pessoa.

No Diário Logístico de um Brasileiro na Europa abordaremos essas questões de uma maneira clara, transparente e cristalina.

Pátria é o espaço que nos acolhe. Que permite que desenvolvamos nossa liberdade de pensamento. Que escuta nossas inquietudes e que oferece as condições básicas para que lutemos para alcançar aquilo que chamamos felicidade.

*Roberto Lacerda Oliva é Diretor Geral da www.presslog.com.br. Roberto mantém residências no Brasil e na Espanha, é economista e consultor logístico internacional.

AnteriorMiriam Petrone: Na cozinha com o Chef Marcelo Nicolau.
PróximoCASOS AMERICANOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here