Home Turismo ABRAJET-SP promove o II Fórum de Jornalistas de Turismo em Cananéia

ABRAJET-SP promove o II Fórum de Jornalistas de Turismo em Cananéia

158
0

TEMA O POLO LAGAMAR COMO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO  SUSTENTAVEL E A IMPRENSA

Evento ocorre de 29 de março a 01 de abril na cidade

A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), seccional São Paulo, em parceria com o Polo Lagamar, com o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura da cidade de Cananéia e região, Secretaria de Turismo de São Paulo, Prefeitura de Cananéia, realiza de 29 de março a 1 de abril, o II Fórum de Jornalistas de Turismo, que vai apresentar a cidade como destino turístico e o desenvolvimento sustentável na expansão regional do setor.

A proposta do evento é reunir os jornalistas deste segmento para entender quais são os desafios e as oportunidades do turismo autossustentável no desenvolvimento do uso público dos parques e unidades de conservação.

Apresentar as potencialidades de turismo no maior bioma do planeta, reconhecido como um dos cinco maiores viveiros de espécies marinhas do mundo, com 200 Km de extensão no litoral somando 5800 km2 de área total, composta por conjuntos de lagunas, braços de mar, baias, estuários, ilhas e morros isolados, com praias, restingas e florestas ainda bem conservadas e grande diversidade animal e vegetal.

Conhecer comunidades tradicionais como remanescentes de quilombolas e caiçaras com seu modo de vida integrado à natureza; a riqueza das manifestações populares como o Fandango; a criatividade e beleza do artesanato feito com materiais naturais como barro, caixeta, taquara; e uma culinária apetitosa à base de peixes, banana e mandioca (abundantes na região).

O valor do patrimônio histórico e cultural da região também será abordado como tema, com resquícios pré-históricos e monumentos da época de Dom Pedro II quando o mesmo autorizou a construção de um canal que permitia a ligação mais rápida entre o Rio Ribeira do Iguape até o braço de mar que banha Iguape.

Considerado hoje “Santuário Ambiental” tombado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como patrimônio natural da humanidade e apontado pela revista americana “Condé Nast Traveler” como o melhor roteiro ecológico do mundo, o município é formado por diversas ilhas, como Cardoso, Bom Abrigo, Filhote, Cambriú, Castilho, Figueira, Casca e Pai do Mato.

Durante o II Fórum de Jornalistas de Turismo os passeios serão organizados de maneira que os jornalistas conheçam os principais atrativos da região, dentre eles:


  • Centro Histórico de Cananéia e Iguape
  • Pariquera-Açu
  • Parque Estadual Campina do Encantado
  • Museu Arqueológico
  • Sambaqui do Nóbrega (Ilha Comprida)  e Visita a praia do Boqueirão Sul (Ilha Comprida)
  • Passeio de escuna pelo estuário, observação de golfinhos e Parque Estadual Ilha do Cardoso

Para tratar do tema, já estão confirmadas as presenças dos senhores:

Secretário de Turismo:                             MARCIO FRANÇA

SOS Mata Atlântica:                                     MARIO CESAR MANTOVANI

Polo Lagamar:                                                 DOMINGO SOTO

Pariquera Açu – Prefeito:                        ZILDO WACH

Cananeia – Prefeito:                                     ADRIANO CESAR DIAS

Ilha Comprida – Prefeito:                        DECIO JOSE VENTURA

Iguape – Prefeita:                                          MARIA ELIZABETH NEGRAO SILVA

Em parceria com a Pousada Cananéia, a Abrajet-SP disponibiliza também 30 vagas para jornalistas interessados em se hospedar na pousada os quatro dias de evento.

As acomodações disponibilizadas para o fórum é de apartamentos duplos e triplos. Respeitando a ordem de inscrição. Para participar, é necessário preencher uma ficha de inscrição (em anexo) e há uma taxa prevista de R$100,00 (despesas da associação / refeições incluídas) para jornalistas e de R$150,00 para acompanhante.

O evento estará aberto para jornalistas e veículos de comunicação interessados na cobertura do Fórum e entrevistas com os convidados. É necessário fazer o credenciamento com antecedência e por e-mail, com Márcia Arruda (Abrajet):  m.arruda@abrajetsp.com.br, informando o veículo de comunicação, nome do repórter, e-mail e contatos, para confirmação do credenciamento e envio do mapa de como chegar.

Credenciamento/R.S.V.P.

Márcia Arruda – (11) 3255-2041 – Celular: (11) 7330-4910

m.arruda@abrajetsp.com.br

AnteriorMIS e Assembléia Legislativa ‘abraçam’ o Dia Internacional da Síndrome de Down
PróximoBlumenau se transforma na Capital Nacional da Cerveja a partir desta quarta-feira, 21

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here