Home Diversidade Decálogo de reflexões que indicam que sua organização necessita ajuda de uma...

Decálogo de reflexões que indicam que sua organização necessita ajuda de uma consultoria comercial

503
5

Durante minhas últimas palestras no Brasil, assumi o compromisso de preparar algumas reflexões que permitem saber que uma empresa necessita assessoria comercial corporativa

Abaixo faço uma série de indicações para os empresários dos setores de Logística e de Transportes; quando observem que em sua organização estas situações estão ocorrendo, pense em contar com a ajuda de uma Assessoria Externa:

1.                Se sua equipe de vendedores  externos não está em condições de aconselhar o uso dos serviços de sua empresa, “COM OS OLHOS FECHADOS” constatas o primeiro sintoma de que sua organização necessita revisar sua atividade comercial e operativa. Se esta constatação é extensiva à própria Direção da empresa, a situação requer um plano de ação imediato.

2.                Se não consegues saber qual é o fator que diferencia sua empresa de logística ou transportes em relação à concorrência, sua empresa esta perdendo personalidade comercial junto ao mercado. Cerca de 60% dos empresários não sabem responder à esta simples pergunta.

3.                Se sua empresa não consegue dispor de um mix entre a utilização de ferramentas de publicidade/propaganda e a difusão de noticias na imprensa especializada, possivelmente a credibilidade comercial de sua organização  é quase nula.

4.                Há quanto tempo sua empresa de transportes não cria um novo serviço ou um novo produto? A resposta a esta questão é fundamental para saber o grau de modernização de sua empresa.

5.                Se a única resposta competitiva de sua empresa é abaixar o valor do frete, é possível também que sua empresa esta abaixando a cabeça para os concorrentes.

6.                A regularidade na prestação de serviços foi, é e seguirá sendo o melhor cartão de visitas de uma empresa de transportes. Dispor de um sistema de INDICADORES DE QUALIDADE é a forma mais segura de controlar o nível de satisfação dos seus clientes.

7.                Não faça de sua empresa de logística um negocio meramente imobiliário. A receita pela venda de m2 ocupado não pode ser o núcleo duro do seu negocio logístico. Existem operações mais rentáveis que são as que efetivamente aumentam a fidelidade dos seus clientes.

8.                A empresa de Logística e Transportes  que não dispõe de um quadro de mando comercial, que ofereça aos Diretores Comerciais, uma visão geral sobre os resultados da eficiência e eficácia comercial, esta condenada ao fracasso,  em curto espaço de tempo.

9.                Qual é o objetivo comercial de sua empresa para os próximos 5 anos? É imprescindível ter resposta para esta questão como forma de sobreviver no mercado e à constante ação da concorrência.

10.           Sua empresa de transportes necessita um sistema de tarifa de fretes próprio. Imitar as tarifas da concorrência sem um sistema de analise objetivo, pode ser o inicio do fim de sua  organização.

A PRESS LOG é uma das empresas que realiza um autentico Diagnóstico Comercial de sua empresa. Em 97% dos casos os empresários ficam surpreendidos com os resultados obtidos.

Roberto Lacerda Oliva é Diretor Geral da www.presslog.com.br. Roberto mantém residências no Brasil e na Espanha, é economista e consultor logístico internacional.

AnteriorDr. Patrícia Verônica, servidora do TCE, lançou sexta 17 seu livro com o tema:
PróximoSergipe tem um novo imortal na Academia Sergipana de Letras…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here