Durante minhas últimas palestras no Brasil, assumi o compromisso de preparar algumas reflexões que permitem saber que uma empresa necessita assessoria comercial corporativa
Abaixo faço uma série de indicações para os empresários dos setores de Logística e de Transportes; quando observem que em sua organização estas situações estão ocorrendo, pense em contar com a ajuda de uma Assessoria Externa:
1. Se sua equipe de vendedores externos não está em condições de aconselhar o uso dos serviços de sua empresa, “COM OS OLHOS FECHADOS” constatas o primeiro sintoma de que sua organização necessita revisar sua atividade comercial e operativa. Se esta constatação é extensiva à própria Direção da empresa, a situação requer um plano de ação imediato.
2. Se não consegues saber qual é o fator que diferencia sua empresa de logística ou transportes em relação à concorrência, sua empresa esta perdendo personalidade comercial junto ao mercado. Cerca de 60% dos empresários não sabem responder à esta simples pergunta.
3. Se sua empresa não consegue dispor de um mix entre a utilização de ferramentas de publicidade/propaganda e a difusão de noticias na imprensa especializada, possivelmente a credibilidade comercial de sua organização é quase nula.
4. Há quanto tempo sua empresa de transportes não cria um novo serviço ou um novo produto? A resposta a esta questão é fundamental para saber o grau de modernização de sua empresa.
5. Se a única resposta competitiva de sua empresa é abaixar o valor do frete, é possível também que sua empresa esta abaixando a cabeça para os concorrentes.
6. A regularidade na prestação de serviços foi, é e seguirá sendo o melhor cartão de visitas de uma empresa de transportes. Dispor de um sistema de INDICADORES DE QUALIDADE é a forma mais segura de controlar o nível de satisfação dos seus clientes.
7. Não faça de sua empresa de logística um negocio meramente imobiliário. A receita pela venda de m2 ocupado não pode ser o núcleo duro do seu negocio logístico. Existem operações mais rentáveis que são as que efetivamente aumentam a fidelidade dos seus clientes.
8. A empresa de Logística e Transportes que não dispõe de um quadro de mando comercial, que ofereça aos Diretores Comerciais, uma visão geral sobre os resultados da eficiência e eficácia comercial, esta condenada ao fracasso, em curto espaço de tempo.
9. Qual é o objetivo comercial de sua empresa para os próximos 5 anos? É imprescindível ter resposta para esta questão como forma de sobreviver no mercado e à constante ação da concorrência.
10. Sua empresa de transportes necessita um sistema de tarifa de fretes próprio. Imitar as tarifas da concorrência sem um sistema de analise objetivo, pode ser o inicio do fim de sua organização.
A PRESS LOG é uma das empresas que realiza um autentico Diagnóstico Comercial de sua empresa. Em 97% dos casos os empresários ficam surpreendidos com os resultados obtidos.
Roberto Lacerda Oliva é Diretor Geral da www.presslog.com.br. Roberto mantém residências no Brasil e na Espanha, é economista e consultor logístico internacional.