Pelo menos 11 quiosques pegaram fogo, no começo da tarde desta segunda-feira (6), na orla da Praia da Enseada, em Guarujá, no litoral de São Paulo. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio começou por volta das 13h40 e ninguém ficou ferido. Os quiosques, que são feitos de palha, foram atingidos pelas chamas em sequência.
Os moradores acionaram os bombeiros às 13h45 e três viaturas foram para o local. Segundo informações da corporação, o fogo se alastrou para vários quiosques que ficam nas proximidades da Rua Argentina.
Pelo menos 11 quiosques localizados na orla da praia ficaram completamente destruídos, informou o Corpo de Bombeiros.
Testemunhas do incêndio contaram que o fogo se propagou rapidamente. “É muita fumaça em meio a um cenário de destruição. Parece guerra. Praticamente todos os quiosques foram queimados. Os trabalhadores estão arrasados com a situação. Pelo menos ninguém se feriu”, disse Heitor Gonzalez, proprietário de um aquário que fica em frente aos quiosques.
Por volta das 15h, os bombeiros continuavam trabalhando nos quiosques com o objetivo de fazer o rescaldo do local. O Corpo de Bombeiros deve investigar, nos próximos dias, o que causou o incêndio.
O presidente da Orla do Guarujá, Cello Nicolau, está neste momento em reunião com a prefeita Maria Antonieta de Brito para que providências sejam tomadas para ajudar os quiosqueiros envolvidos.
Incrivelmente este incêndio veio logo depois de sair a sentença do Desembargador de que os quiosques, pelo menos por enquanto, ficarão no lugar onde estão.
O próprio presidente da Orla do Guarujá, Cello Nicolau, teve seu quiosque AmoT+ incendiado por 2 vezes. Sendo que na última vez atingiu mais 2 quiosques próximos.
Para estes quiosqueiros este é a única fonte de renda para muitas famílias que dependem dos empregos gerados dos mesmos.
Cabe às autoridades investigarem mais a fundo o que na realidade está acontecendo com, e na, Orla do Guarujá.