Home Diversidade FESTA NACIONAL DO PINHÃO – LAGES/SC

FESTA NACIONAL DO PINHÃO – LAGES/SC

95
0

A Festa Nacional do Pinhão é um evento gastronômico e cultural realizado em Lages, no estado de Santa Catarina.

Com o clima frio da Serra Catarinense, quem visitou a Festa do Pinhão, no período de 24/05 a 2/6 pode apreciar o frio, gastronomia típica, apresentações culturais e shows que ocorreram no Parque Conta Dinheiro.

A primeira edição da festa ocorreu na década de 80, como uma mostra de campo, denominada Festa do Interior, constituída por boxes típicos de costaneiras cobertos de esteiras e taquaras, folhas de xaxim e até mesmo de butiazeiros.

Eram servidos pratos típicos salgados, doces caseiros e bebidas, como paçoca de pinhão, entrevero e quentão. As atrações ficavam por conta de apresentações nativistas, bailes, domingueiras e outras, como torneio de laço, concursos, trovas e missa campeira (crioula).

Com o tempo, a Festa do Pinhão foi se tornando um evento de destaque no calendário turístico de Santa Catarina. O que era apenas uma manifestação da cultura lageana ganhou destaque nacional que atrai todos os anos mais de 350 mil turistas.

Hoje é considerada a maior festa tradicionalista do Brasil e movimenta todo o setor econômico da Serra Catarinense.

O símbolo da festa é a Gralha Azul – ave responsável pela reprodução natural da araucária angustifolia, espécie de conífera que produz o pinhão – ao se alimentar de sua semente, assim como outras espécies da fauna regional. A ave costuma armazenar o pinhão em tocas de tatu ou enterrar superficialmente a semente em locais ermos dos campos, disseminando dessa forma o pinheiro brasileiro.

A festa foi animada por shows nacionais, como o do Thiaguinho e do Grupo Sambô.

O show de encerramento ficou por conta do Padre Fábio de Melo, que contou com a participação do bispo da cidade que subiu ao palco para fazer a abertura do show, com uma benção.

Durante o show, o Padre também trouxe palavras de fé ao público. “Mais do que a música, é importante deixar uma mensagem”, afirmou.

Rui Rogero Bosshard

AnteriorViaje para a Disney no Corpus Christi e realize o sonho de toda a família
PróximoESQUECERAM DE MIM 5,6,7….!