Home Diversidade BALNEÁRIO CAMBORIÚ: A “MARAVILHA DO ATLÂNTICO SUL”

BALNEÁRIO CAMBORIÚ: A “MARAVILHA DO ATLÂNTICO SUL”

136
0

A história de Balneário Camboriú/SC é recente, mas seus primeiros colonizadores lá chegaram por volta de 1800.

Até 1925 a praia era um lugar praticamente deserto, apresentando um relevo suave, com árvores nativas e sua tranqüilidade compartilhada com os poucos visitantes que vinham das cidades vizinhas nos fins de semana, para desfrutar o descanso semanal.

As primeiras casas de veraneio começaram a surgir dividindo assim com os pescadores o novo ponto turístico das redondezas.

A partir de 1928 o primeiro hotel começou a receber turistas que haviam descoberto as belezas do lugar. A praia virou atração e proliferaram as casas de veraneio e os hotéis. Esta movimentação, principalmente na estação de veraneio, foi alterando o perfil do vilarejo que, em 1964 foi elevado a município, chamado Balneário de Camboriú.

Em 1968, foi enviada solicitação à Assembléia Legislativa propondo a mudança da denominação do município de Balneário de Camboriú para Balneário Camboriú que assim é chamado desde 1969.

PASSEIOS E GASTRONOMIA PARA TODOS OS GOSTOS

Com ótima balneabilidade e suas águas mornas, a praia central é a mais disputada pelos turistas. Balneário Camboriú conta ainda com praias agrestes acessíveis pela Via Interpraias, algumas de águas calmas e outras conhecidas como praias de tombo, preferidas pelos surfistas.

A cidade oferece aos visitantes uma gastronomia bastante diversificada, do requintado ao trivial, das pizzarias, lanchonetes e bares, restaurantes e churrascarias, enfim, satisfazendo todos os gostos.

Passeios como o Barco Pirata, o Teleférico, que une a Praia Central ao Parque Unipraias com diversas atrações e este à praia de laranjeiras, parque ecológico, zoológico, Cristo Luz, entre outros, encantam os turistas.

Para os que gostam da vida noturna, Balneário Camboriú conta com várias casas que, regularmente trazem atrações nacionais e internacionais, fazendo com que a cidade agrade também a este tipo de turista.

Hoje a cidade é reconhecida como um dos destinos preferidos dos turistas brasileiros e do mercosul e, em função de seus atrativos é também chamada de “Maravilha do Atlântico Sul”.

Rui Rogero Bosshard

AnteriorFórum da Abrajet Santa Catarina em Bombinhas
PróximoV Simpósio da Abrajet SC e I Encontro Sulbrasileiro da Abrajet BR