Home Diversidade Protex e Sociedade Brasileira de Dermatologia promovem exposição das diferentes etnias do...

Protex e Sociedade Brasileira de Dermatologia promovem exposição das diferentes etnias do Brasil

122
0

Exposição Itinerante chega à Osasco, patrocinada pela marca líder no segmento de sabonetes antibacterianos, leva arte e cultura à população


Osasco – Protex, marca de sabonetes antibacterianos da Colgate-Palmolive, convida o público para visitar a exposição fotográfica “Laços de Família: Etnias do Brasil”. A mostra faz parte de um conjunto de ações em comemoração aos 100 anos da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e está aberta à visitação gratuita do público até 28 de abril, na Praça de Eventos do Osasco Plaza Shopping. Concebida a partir de uma expedição realizada em diferentes Estados do país, por renomados fotógrafos brasileiros, também originou um livro que detalha as histórias colhidas durante esse trabalho inédito e traça um retrato histórico e cultural da população.

O Projeto do Centenário enaltece a diversidade étnica do Brasil e a saúde da pele, com o propósito de democratizar o conhecimento. “O objetivo da marca Protex ao apoiar a iniciativa é comunicar-se e interagir com seu público por meio da arte, cultura, fotografia e história”, afirma Adriana Anido, diretora de marketing de Protex. A marca reafirma o seu compromisso social de proteger a saúde da família brasileira e apoia as ações para celebração do centenário, além de homenagear a SBD, que há tantos anos se dedica com excelência para cuidar da saúde das etnias do Brasil, trazendo enormes benefícios às comunidades e resultando em pessoas mais conscientes e saudáveis.

De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dra. Bogdana Victória Kadunc, este grande evento cultural visa alcançar o máximo de visibilidade. Para isso, além de Osasco, a exposição irá percorrer as cidades de Brasília, Curitiba e São Paulo, ao longo de 2012. “O objetivo é levar à população informações sobre: prevenção e cuidados com a pele; educação, envolvendo saúde e sustentabilidade; combate ao preconceito e doenças estigmatizadas; relação da preservação do meio ambiente e a saúde da pele; e ações de responsabilidade social e ambiental”, afirma a presidente. A exposição já passou pela cidade do Rio de Janeiro e chamou a atenção dos cariocas por retratar a diversidade cultural e de etnias do país.


Sobre a mostra fotográfica e a expedição

Para a produção da mostra fotográfica, foram convidados os fotógrafos Ary Diesendruck, Gal Oppido, José Caldas, Marcio Scavone e Patrícia Gouvêa que registraram imagens inéditas das mais diferentes etnias e sincretismos que o Brasil abriga. A expedição aconteceu entre setembro e novembro de 2011, nos estados de Mato Grosso, Amapá, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para a exposição foram selecionadas mais de 100 imagens, além da montagem de um mosaico de etnias, linha do tempo e projeções audiovisuais. A curadoria está a cargo de Nadja Fonsêca Peregrino e Ângela Magalhães, referências nacionais no universo da fotografia, com pesquisas, edição de livros e coordenação de mostras.

Sobre o livro

A obra é baseada em uma vasta e clássica bibliografia produzida por historiadores, como Sérgio Buarque de Holanda; sociólogos, como Gilberto Freire, Antônio Cândido, Florestan Fernandes; além de antropólogos, como Arthur Tamos, entre outros. Análises e textos selecionados foram integrados à captação das imagens para originar a publicação de uma obra literária, com igual temática, essência e relevância. Seu conteúdo pretende trazer à tona diferentes olhares e interpretações, abordados por vários especialistas das áreas de antropologia e sociologia, além de dermatologistas indicados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

A publicação contribui de forma decisiva para a divulgação de documentos inéditos e a disseminação de dados, informações e trabalhos científicos da área médica e das ciências sociais, fornecendo suporte teórico e prático para profissionais que buscam aperfeiçoamento, estudantes e pesquisadores, além do público em geral.

Tecnologia como aliada

O projeto cultural pode ser acompanhado pela sociedade por meio de um portal desenvolvido com o propósito de ser ferramenta de democratização e de inclusão digital. O acesso é totalmente gratuito e abriga os seguintes conteúdos produzidos: imagens, vídeos, áudios, textos, depoimentos, comentários, livro e catálogo digital. No caso da expedição, uma plataforma digital abrigará ferramentas diversas com o objetivo de difundir seu conteúdo, dando acesso a todos os interessados. Entre as ferramentas usadas haverá uma galeria de fotos, podcast e vídeos gerados pelos integrantes da expedição sobre a experiência da viagem, depoimentos e histórias dos personagens, gifts digitais, como wallpapers entre outros. O portal do projeto é www.etniasdobrasil.com.br.


Exposição Laços de Família: Etnias do Brasil
Etapa Osasco – São Paulo
De 30 de março a 28 de abril de 2012
Segunda a sábado: das 10h às 22h
Domingos: das 14h às 22h
Osasco Plaza Shopping – Praça de eventos
Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 81 – Centro, Osasco-SP

Serviço de Atendimento ao Consumidor Colgate-Palmolive

SAC 0800-7037722

www.colgate.com.br Caixa Postal 1862, CEP 01059-970, São Paulo, SP

AnteriorArte Urbana: Eduardo Kobra avança em sua ‘maior obra’
PróximoJANAÍNA JACOBINA – ANIVERSÁRIO DE SOLIDARIEDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here