Home Turismo CINE GOURMET EM GRAMADO (RS) BY W.MEDEIROS

CINE GOURMET EM GRAMADO (RS) BY W.MEDEIROS

261
1

CHEF WANDERSON MEDEIROS COMANDA PRÓXIMA EDIÇÃO DO CINE GOURMET EM GRAMADO (RS)

 No próximo final de semana acontece mais uma edição do projeto Cine Gourmet, no Hotel Casa da Montanha, em Gramado, RS. O chef Wanderson Medeiros, do Picuí (AL), será o responsável pela gastronomia do evento, que tem sempre um filme como tema e inspiração para o Chef. A produção brasileira Lisbela e o Prisioneiro foi a escolhida para esta edição que terá nos menus algumas das criações mais consagradas da Nova Cozinha Nordestina de Wanderson.

A programação do Cine Gourmet começa na noite da sexta-feira (24/09) com uma degustação de vinhos guiada por enólogo convidado. No sábado um Chá da Tarde aguça o paladar dos convidados para a grande noite. Às 19h acontece o coquetel de boas vindas do Chef, que preparou para o menu: antepasto de carne de sol desfiada com berinjela e pimentões maduros servido com torradas de manteiga de garrafa; em seguida sururu fresco ao leite e água de coco; e ainda camarões ao açafrão em purê de batata doce com hortelã e pra finalizar, doce cremoso de caju orgânico levemente aquecido e servido com cubos de queijo de coalho. Na sequência acontece a exibição do filme Lisbela e o Prisioneiro, e em seguida um bate-papo com o Chef sobre como um filme pode virar cardápio.

Às 22h o jantar será servido! O menu exclusivo criado pelo chef alagoano é uma mescla de ingredientes regionais aplicados em receitas que abusam do requinte na apresentação, da sofisticação no preparo e do intenso sabor da gastronomia nordestina. “Para estes menus estamos levando não só diversos ingredientes direto de Alagoas, como também equipamentos essenciais para minhas preparações, como o Termocirculador, para cozimento à baixa temperatura, e o Thermomix, para valorizar a textura e o sabor dos molhos e cremes.”, explica Wanderson. O menu do jantar começa com creme liso de jerimum com queijo de cabra tostado e camarões, seguido por cubos de queijo de coalho dourados na manteiga de garrafa e flambados à mesa com licor de laranja. O principal da noite é um clássico do Chef, sua famosa carne de sol será servida alta e extremamente suculenta acompanhada de pirão de queijo de coalho, feijão verde e chips de batata doce. Para fechar, a sobremesa será o sorvete caseiro de rapadura paraibana coberto por fios de mel de engenho.  

O evento faz parte da programação anual de atividades da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, e como já é costume, ao final do jantar os convidados irão receber um prato decorativo pintado à mão e exclusivo desta edição do Cine Gourmet.

 

CINE GOURMET

 Local: Hotel Casa da Montanha (Gramado – RS)

Data: 24 a 26/09

Chef convidado: Wanderson Medeiros

Filme tema: Lisbela e o Prisioneiro

Reservas: (54) 3295-7575  

www.casadamontanha.com.br

 

MENUS

 COQUETEL

 Italianado

Antepasto de carne de sol desfiada com berinjela e pimentões maduros

Servido com torradas

 Jangadeiros Alagoanos

Sururu fresco ao leite e água de coco 

 

 Baiano Perfumado

Camarão ao açafrão em purê de batata doce aromatizado com hortelã

 

 Fondue Sertaneja

Doce cremoso de caju orgânico, levemente aquecido e servido com cubos de queijo de coalho

 JANTAR

 Coalho em Chamas

Cubos de queijo de coalho dourados na manteiga de garrafa e

flambados com licor de laranja

   

 

 

 

Da Lagoa ao Sertão

Creme de jerimum com queijo de cabra e camarões

 

Clássico do Picuí

Carne de sol alta extremamente suculenta servida sobre pirão de queijo de coalho e feijão verde passado na manteiga de garrafa

  

 Gelo do Engenho

Sorvete caseiro de rapadura paraibana coberto por fios de mel de engenho

  

CONHEÇA O CHEF WANDERSON MEDEIROS

 Criado em Picuí, no interior da Paraíba, Wanderson passou a infância entre as panelas da mãe, da avó e de outras quituteiras da cidade.  Graduou-se em administração de empresas e investiu pesado em sua formação gastronômica participando de congressos e aulas pelo Brasil, além de se abastecer com uma vasta biblioteca e videoteca particular. Assumiu no ano 2000 o restaurante da família em Maceió, o Picuí, onde começou a colocar no cardápio suas experiências através de novas receitas.

 É um dos criadores e adeptos da Nova Cozinha Nordestina, estilo gastronômico que incluiu no menu de seu restaurante em 2006. Wanderson conquistou espaço na cena gastronômica do Nordeste através de seu carisma, excelência no trabalho e ousadia nas criações, recebendo prêmios e sendo constantemente citado em publicações locais e nacionais.

Criou o W Gourmet, um serviço pioneiro em Alagoas para eventos exclusivos e personalizados onde apresenta suas mais recentes invenções da Nova Cozinha Nordestina.

 Além de chef, Wanderson também é fotógrafo gastronômico, possui uma coluna na revista S.Mag e apresenta diariamente o quadro de culinária do programa Feito Pra Você, na TV Record local. Foi vice-presidente da Associação da Culinária de Alagoas e é um dos idealizadores do Nordeste Culinária, importante evento de valorização da gastronomia nordestina.

  “A culinária nordestina faz parte da minha história. Tudo que crio, que penso e que realizo tem a influência dessa cultura regional fascinante. Eu sou um pequeno explorador no universo dessas possibilidades, sempre na trilha da dedicação e do respeito à gastronomia do Nordeste brasileiro.”

 Saiba mais pelo www.wmedeiros.com.br e pelo www.twitter.com/picui

 SAIBA MAIS SOBRE O RESTAURANTE PICUÍ

 

Após seis anos localizado no bairro do Farol, o Picuí passa em 1995 às suas novas instalações. O restaurante, fundado em 1989, começa então a funcionar em uma ampla casa à beira-mar do Jaraguá, bairro histórico da capital alagoana onde permanece até hoje.

Em 1999, Rosimero entrega o comando da casa ao filho e administrador de empresas Wanderson Medeiros. O jovem empresário e chef deu nova forma e direcionamento ao restaurante, através de inúmeras reformas gastronômicas, estruturais e arquitetônicas.

Desde então, o restaurante é constantemente citado em publicações turístico-gastronômicas de todo o Brasil graças à sua excelente e farta gastronomia sertaneja. Da cozinha e da churrasqueira saem pratos que respeitam a tradição da carne-do-sol que também é servida em preparações ousadas que mesclam requinte e novas combinações saborosas.  

O restaurante possui dois pavimentos com quatro salões climatizados e uma ampla varanda. Toda a casa está decorada com esculturas e peças de arte que remetem ao sertão, além de antiguidades regionais que criam um ambiente ideal para as melhores refeições. No segundo andar fica ainda o Espaço WGourmet, com cozinha gourmet totalmente funcional, lavabos exclusivos, salão para eventos e cozinha de apoio.

Em 2007, o Picuí se consolidou como um dos melhores restaurantes do Brasil alcançando a estrela do Guia 4 Rodas de melhor comida regional em Alagoas e melhor custo benefício do estado, títulos que mantém até hoje. Em 2009 uma repaginação na marca e no nome do restaurante deu cara nova ao Picuí, e foi a vez de Veja Comer & Beber premiar a casa como o melhor restaurante Bom e Barato de Maceió. Foi neste ano também que o Picuí entrou para o seleto grupo da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, lançando seu primeiro prato em 2010. 

 Restaurante Picuí

Av. da Paz, 1140, Jaraguá, Maceió, Alagoas

(82)3223-8080     www.PICUI.com.br
Funcionamento: Seg. à Sab: 11h às 22h Dom: 11h às 20h
AnteriorA CIDADE E A CULTURA ATRAVÉS DA ARTE
PróximoFAMOUS VIPS – QUEM MAIS ACONTECEU NA SEMANA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here