De 2006 a 2010 o número de turistas do Brasil no México cresceu 268%; fato motivou visita da ministra a operadores e profissionais do turismo brasileiro
A Ministra de Turismo do México, Gloria Guevara Manzo, esteve no Brasil para evento com o trade de turismo de São Paulo. Há 10 anos um Ministro do Turismo do México não vem ao Brasil para visita oficial. A quebra do jejum deve-se em parte aos ótimos resultados obtidos nos últimos cinco anos com o número de turistas brasileiros. Em 2006, o México recebeu 31.890 viajantes do Brasil, já no ano passado o número foi 268% maior: 117.659.
Em 2010, o Brasil ficou em 9º lugar no ranking mundial de emissores de turistas para o México. Se comparado a 2009 (68.219 viajantes do Brasil), o número cresceu 72,47%. Para este ano o destino espera receber 150 mil brasileiros.
“Estamos muito satisfeitos com o resultado e queremos incrementar as ações já realizadas para conseguirmos ampliar cada vez mais esses números”, observou a Ministra Gloria Manzo. Fizeram parte da comitiva da ministra ao Brasil, o diretor geral adjunto do CPTM (Conselho de Promoção Turística do México), Rodolfo López-Negrete, e autoridades das secretarias estaduais de turismo do México.
Visto mexicano
Em sua visita ao Brasil, a Ministra de Turismo anunciou o novo Sistema de Autorização Eletrônica (SAE), que dispensa a necessidade de visto para os brasileiros – com permanência de até 180 dias no destino. A autorização é válida por 30 dias para a entrada no país e pode ser solicitada nos sites da Embaixada do México e dos consulados do Brasil. O SAE é gratuito e válido para as viagens de turismo e negócios.
ABRAJET-SP
A ABRAJET-SP esteve presente na coletiva de imprensa. Miriam Petrone representou o Presidente Claudio Oliva. A Ministra foi questionada por Miriam Petrone sobre a realização de um Press Trip com jornalistas que representam a ABRAJET-SP e ela mostrou grande interesse pedindo para que o pedido seja oficializado para darem início aos trâmites. A coletiva de imprensa teve a presença de várias mídias entre elas a TV Record.
AFT Comunicação, Estratégia e Marketing
Fotos: Sergio Savarese