Home Cultura 27º CIHAT promete grandes debates sobre o turismo no VI FÓRUM NACIONAL...

27º CIHAT promete grandes debates sobre o turismo no VI FÓRUM NACIONAL DAS ENTIDADES CIVIS E SINDICAIS DA CNTur

191
0

O ministro Vinicius Lages, do Turismo, confirmou ao presidente Nelson de Abreu Pinto, sua presença na abertura do 27° CIHAT, proferindo a palestra de abertura do evento. Foto Divulgação


VI FÓRUM DE TURISMO CNTur
C
om a presença confirmada dos Ministros do Turismo e do Trabalho, do Secretário Nacional de Políticas do Turismo e diversas autoridades públicas e lide-ranças sindicais de todo o país, o 27º CIHAT – Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo, que se realizará no período de 29 de setembro a 1º de outubro de 2014, promete ser uma das mais importantes tribunas de discussão do futuro do turismo no Brasil.

Autoridades públicas e lideranças empresariais de todo o pais estarão presentes aos debates programados para o VI Fórum Nacional das Entidades Civis e Sindicais do Turismo da CNTur, ponto alto do evento, cuja abertura ocorrerá às 10hs00 do dia 29 no auditório Elís Regina do Palácio das Convenções do Anhembi, São Paulo-SP e os seminários no auditório 08 do mesmo local.


FISTUR 2014

Ainda como parte do 27° CIHAT é realizado, no Salão de Exposições do Anhembi a FISTUR-2014 _ Feira de Produtos, Serviços de Sustentabilidade e Turismo, com a exposição de produtos e serviços de avançada tecnologia para atender especialmente os setores de  alimentação fora do lar, hospitalidade e serviços especiais da atividade turística. Terá festivais experimentais gastronômicos, cursos e palestras sobre a culinária brasileira e internacional, com os mais experientes Chefes de diversas nações e as mais famosas escolas do gênero.

O QUE É O CIHAT

O presidente do CIHAT, Nelson de Abreu Pinto, ao falar sobre o evento faz um amplo histórico sobres os 27 anos da promoção, cujo objetivo maior é valorizar e internacionalizar o turismo brasileiro.

Segundo ele o turismo no Brasil vive um grande momento por várias conquistas, frutos de décadas de lutas. Há exatos 27 anos, nascia a ABRESI – Associação Brasileira de Entidades de Gastronomia, Hospedagem e Turismo. Avançada em seu tempo, pioneiramente, inaugurou a primeira Tribuna para se discutir aberta e democraticamente o turismo brasileiro.

“O CIHAT foi embrião na abertura da discussão de grandes temas na defesa e proclamação de uma atividade turística que, à época, não era conhecida como de grandes efeitos sociais e econômicos. Não dispunha sequer, de claras políticas públicas na sua defesa e valorização.

Nesses 27 anos assistimos ao crescimento do turismo como fator econômico considerável na geração de empregos, atração de divisas externas e fator preponderante na inclusão social.

Criamos a CNTur – Confederação Nacional do Turismo, dando representação formal, em âmbito nacional, e com autonomia ao turismo brasileiro. Esse deixou de ser um apêndice do comércio, para andar com seus próprios pés. Hoje mostra para o que veio pela contribuição que tem dado à consolidação do turismo como um dos mais importantes e respeitados segmentos econômicos da nação. Chegando à sua 27º edição, o CIHAT – Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo é um dos principais e mais tradicionais eventos acadêmico-científicos do setor de turismo no Brasil. Tem como objetivo a discussão de temas da atualidade do Turismo no Brasil e no Mundo, como as novas perspectivas e o papel das agências de viagem, o desenvolvimento da hotelaria no Brasil e no Mundo, a Gastronomia Integrada ao Turismo, Preocupação com a Preservação do Meio Ambiente, a Formação e a Capacitação de Mão de Obra Qualificada, a Gestão Empresarial e a Capacitação de Docentes. Atualmente, somando a estes temas, conceitos como Sustentabilidade, o CIHAT comemora o pioneirismo da ABRESI, que na missão visionária de seu líder tem contribuído de forma efetiva para o reconhecimento e desenvolvimento do setor.

Mas, a luta continua e o setor só terá, realmente, alcançado seu apogeu quando conseguirmos a libertação definitiva da atividade, com a criação do Sistema S do Turismo, com a implantação do SESTUR – Serviço Social do turismo e do SENATUR – Serviço Nacional de Aprendizagem do Turismo.

Até lá continuaremos com as armas democráticas empunhadas numa batalha que logo será por nós vencida”. – concluiu.

27º CIHAT – Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo

Local: Palácio das Convenções do Anhembi – Auditório Elís Regina –

Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Parque Anhembi –Santana – São Paulo – SP –

Data: 29/09/2014 até 01/10/2014 – Horário: 29/09 a 01/10 das 10h às 13h –

Promoção: ABRESI – Associação Brasileira das Entidades e Empresas de Gastronomia, Hospedagem e Turismo e CNTur – Confederação Nacional do Turismo-

Website: www.abresi.com.brwww.cntur.com.br

Inscrições:http://abresi.com.br/fistur-2014/


Anterior42ª ABAV Expo: plenária sobre futuro do Turismo no Brasil terá presença de presidenciáveis
PróximoFesturis é divulgado nos Estados Unidos